MIS-SP destaca Martin Parr e Jorge Bodansky em programação especial de fotografia

16 Jun 2016, 3:10 pm

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) apresenta a partir de 18 de junho (sábado) a programação do tradicional Maio Fotografia – neste ano, excepcionalmente, o evento foi transferido para os meses de junho e julho.

A série de exposições e atividades ligadas à fotografia traz à capital paulista a maior retrospectiva da obra do inglês Martin Parr já realizada na América do Sul, além de uma mostra do cineasta e fotógrafo Jorge Bodanzky.

Com 244 imagens, Parrtificial tem curadoria de Iatã Cannabrava e é dividida em sete seções: Self-Parrtrait traz autorretratos; Bookshop permite aos visitantes explorar fotolivros de Parr e de sua coleção particular; We Love Britain mostra a irônica visão do artista sobre o modo de vida britânico; Bored Couples é uma observação sobre os casais “que perderam o brilho nos olhos”; Parr’s Labyrinth satiriza a indústria do turismo global e os destinos favoritos; Life’s a Beach traz imagens feitas em praias ao redor do mundo; e Martin’s Square retrata a sociedade de consumo.

 

A Amazônia de Jorge Bodansky

Por sua vez, No meio do rio, entre as árvores – A Amazônia de Jorge Bodanzky conta com produções fotográficas e cinematográficas desenvolvidas na região amazônica, da qual o artista se aproximou como repórter da revista Realidade em 1968, e de onde derivou Iracema, uma transa amazônica, seu filme mais conhecido.

Com fotografias, Super 8, vídeos e longa-metragens, a mostra percorre quase 50 anos de produção relacionados a essa região do país. A curadoria é de Thyago Nogueira e André Sturm.

 

Programação

Na ocasião da abertura (18 de junho, sábado), haverá debates com Parr e Bodanzky às 13h e às 15h, respectivamente. O MIS também exibe três filmes do brasileiro.

A programação do Maio Fotografia abrange também a exposição Vertentes, espaço de dentro, de André Conti, parte do programa Nova Fotografia 2016; a 23ª Foto Feira Cavalete, organizada pela DOC Galeria; a mostra Acervo MIS/Primeiras Missões, que traz registros fotográficos de aspectos socioculturais da vida no Vale do Ribeira entre 1972 e 1974 por um grupo de jovens integrantes da equipe do MIS, e que caracteriza a coleção nº 1 do museu; e o FLAMOB 2016 – Festival e Prêmio latino-americano de Mobgrafia.

O MIS está na Avenida Europa, 158, Jardim Europa. Você encontra mais informações e agenda completa de eventos no site da instituição.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.