Grandes momentos de Sebastião Salgado compõem sua primeira individual na Silvia Cintra + Box 4

27 Jul 2016, 10:05 am

A galeria Silvia Cintra + Box 4, na Gávea, Rio de Janeiro, abre no dia 28 de julho (quinta-feira) sua primeira individual de Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia mundial. A exposição faz um apanhado de importantes momentos da obra do artista desde a década de 1970 até hoje.

O ponto de partida é um conjunto de quatro fotografias feitas na América Latina entre o final dos anos 1970 e começo dos 80. Essa série deu origem ao primeiro livro de Salgado, Outras Américas.

Seguindo pela década de 1980, cinco imagens representam a histórica série realizada na Serra Pelada, no Pará, que chegou a ser considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo e que nessa época recebeu uma verdadeira “corrida do ouro”.

Os anos 1990 estão representados por três obras, sendo uma delas a maior imagem da exposição e uma das mais reproduzidas na obra de Salgado: uma estação de trem lotada na Índia.

Por fim, 18 imagens de Gênesis mostram um lado mais lírico da obra de Salgado. Durante oito anos, ele percorreu inúmeros locais do planeta em busca de paisagens ainda intocadas pelo homem. O Brasil aparece com força na série, que passa pela Amazônia e Pantanal.

Sebastião Salgado permanece em cartaz até 17 de setembro e a Silvia Cintra + Box 4 fica na Rua das Acácias, 104, Gávea. Para mais informações, acesse o site.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.