Em seus dois espaços, Fortes Vilaça apresenta obras inéditas de Janaina Tschäpe

23 Jun 2016, 5:10 pm

A partir de 25 de junho (sábado), a Fortes Vilaça apresenta Pássaro que me engoliu, sexta individual de Janaina Tschäpe em São Paulo. A mostra ocupa dois espaços simultaneamente: a Galeria, na Vila Madalena, e o Galpão, na Barra Funda.

Nascida em Munique e baseada em Nova York, a artista apresenta pinturas, fotografias e obras sobre papel, todas inéditas no Brasil e com características marcantes de sua pesquisa: a gestualidade no processo da pintura e a composição escultórica das formas que habitam suas fotografias.

As sete imagens na Galeria compõem a série Dormant, realizada em 2015 durante residência artística nos mares da Oceania. São fotos de personagens aquáticas que dão sequência a suas construções de corpos femininos surreais.

Assim como nas fotografias, as pinturas exibidas no Galpão dispõem do líquido para tratar de movimentos livres. Em Fruta (Früchte Tragen), maior tela da exposição, Tschäpe destaca vermelhos e azuis contrastantes, entremeados por desenhos a lápis que ora remetem a plantas aquáticas, ora a folhagem.

Pássaro que me engoliu fica em cartaz até 13 de agosto. A Galeria Fortes Vilaça está na Rua Fradique Coutinho, 1500, na Vila Madalena, e o Galpão fica na Rua James Holland, 71, na Barra Funda. Todos os detalhes estão no site.