Dê play! Confira (e ouça) os jovens fotógrafos que chacoalham o cenário criativo nacional

19 Aug 2016, 9:51 am


Na edição 2016, a SP-Arte/Foto celebra seus dez anos de existência, período em que esteve atenta à cena nacional da fotografia, consolidando a marca brasileira e espalhando sua assinatura pelo mundo. Neste momento de comemoração vale olhar para frente e refletir: quais são os nomes da próxima década?

Preparamos uma seleção com fotógrafos da nova geração para não perder de vista – profissionais que estão pensando os conflitos sociais do país (Ivan Grilo), seus espaços urbanos (Fabiano Rodrigues), nossa relação com a natureza (Juliana Lewkowicz), intimidade e criação (Laura Gorski e Renata Cruz), a arqueologia profunda da vida privada (Letícia Lampert).

Curiosos para entender o que está por trás do impulso criativo desses artistas, perguntamos a eles o que os leva a fotografar, quais imagens os inspiram e quais músicas fazem parte desse universo particular de criação. Venha descobrir essas mentes vibrantes!

Dê um play antes de ler – criamos uma playlist com as canções sugeridas pelos fotógrafos.


O que o leva a fotografar?

Ivan Grilo

Curiosamente, me utilizo muito pouco do ato fotográfico. Talvez seja mais simples dizer o porquê de não fazê-lo. Minhas pesquisas atuais são muito pautadas em oralidade: na ação de ouvir, reconstruir e recontar imageticamente pequenas histórias, sendo assim, creio que seja mais valioso utilizar o material que já foi produzido e já faz parte das histórias oficiais. Dessa forma, me sinto mais próximo da possibilidade de questionar discursos, deslocando imagens historicamente, e revisitando as camadas já encobertas.”


Fabiano Rodrigues

“Obviamente, o preto e branco, o brutalismo, o concreto, recortes espontâneos encontrados na arquitetura, o contraste entre os tons claros e escuros.”


Juliana Lewkowicz

“Eu fotografo porque eu preciso. Para me sentir viva, para me entender e entender o meu entorno. Porque uma história pode ser contada de várias formas por diversos pontos de vista, e aí que está a magia da fotografia. O que me leva a fotografar é a paixão e a vontade de descobrir qual o melhor ângulo para exprimir meu ponto de vista nesta história.”


Laura Gorski e Renata Cruz

Uma importante fonte de inspiração para nós na construção das imagens fotográficas são as imagens literárias presentes, por exemplo, nos contos de Virginia Woolf. A fotografia nos possibilita a construção de um mundo ficcional a partir de espaços ou objetos domésticos com os quais nos relacionamos diariamente. Temos a intenção de falar da ambiguidade desses lugares que podem ser ambientes sociais e ao mesmo tempo de recolhimento, intimidade e criação, dentro dos quais nos colocamos como autoras e personagens das cenas criada.”


Letícia Lampert

Fotografo para tentar entender o que está a minha volta, para buscar outras formas de ver as mesmas coisas, para seguir me surpreendendo com o que é tido como banal. Acho que fotografar ensina a gente a ver melhor.”

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.