Dan Galeria destaca nova série de trabalhos de Macaparana

8 Jun 2016, 3:45 pm

A Dan Galeria abre no dia 11 de junho (sábado) uma mostra do pernambucano Macaparana. A individual reúne cerca de 25 trabalhos inéditos e recentes, criados entre 2012 e 2016.

O artista é dono de uma das trajetórias mais notáveis da arte brasileira na segunda metade do século 20, fortemente influenciado pelos ícones do neoconcretismo, especialmente Willys de Castro – cuja marca foi decisiva em sua obra.

Macaparana une o rigor geométrico à informalidade da abstração, a liberdade criativa à precisão dos traços, a formalidade à musicalidade. Os trabalhos selecionadas para a exposição compõem uma série em aço inoxidável, papel e madeira.

“A arte geométrica, no Brasil, realizou uma revolução que deixou de fazer pintura e passou a inventar com as cores e as formas geométricas um universo outro, uma geometria outra de que a arte de Macaparana é exemplo notável”, afirma o poeta e crítico Ferreira Gullar, que assina o texto do catálogo.

Na ocasião da abertura, a Dan Galeria abriga também o lançamento do novo livro do artista, que será editado também fora do Brasil. Anote o endereço: Rua Estados Unidos, 1638, Jardim Paulista. Mais detalhes no site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.