Curadores escolhem obras e artistas favoritos na SP-Arte/Foto/2018

25 Aug 2018, 1:42 pm

Jovens talentos e nomes consagrados da fotografia marcam presença na 12º edição da Feira de Fotografia de São Paulo, que fica até domingo, 26 de agosto, no Shopping JK Iguatemi. Entre tantas obras e artistas, pedimos que cinco curadores escolhessem destaques da SP-Arte/Foto/2018. Veja a seguir!

 

Denise Gadelha, artista e curadora independente

“Gostei de ver as fotos do Wilhelm (Guglielmo) von Plüschow [Utópica], as mais antigas da Feira e ao mesmo tempo extremamente atuais, devido à temática homoerótica. A reimpressão de fotos do José Oiticica Filho [Mapa] a partir de arquivos que sobreviveram ao incêndio em que os originais se perderam junto com obras de seu filho, Hélio Oiticica. Do trabalho “Beija-flor”, de Gisela Motta e Leandro Lima [Vermelho], em que a imagem do pássaro é projetada sobre um ventilador em movimento que decompõe suas cores. Destacaria também as obras de Marcelo Moscheta [SIM e Vermelho], Denise Milan [Lume] e Júlia Milward [Aura].”

 

Fabio Faisal, curador independente

“Entre tantos nomes, destaco Marcos Chaves [Nara Roesler], artista já consagrado com seu humor e rigor formal; Lucia Koch [Nara Roesler], com suas caixas de luz e de arquitetura; Mauro Restiffe [Fortes D’Aloia & Gabriel], que trata ao mesmo tempo de questões arquitetônicas, políticas e históricas com pura poética; o venezuelano Ricardo Alcaide [SIM Galeria], que traz toda a herança construtivista de seu país; Berna Reale [Nara Roesler] com a força do inusitado e o jovem Nelson Porto [Galeria VilaNova].”

 

Fernando Ticoulat, curador e co-fundador da Act. 

“A fotografia é um tipo de arte muito associada à construção da imagem, àquele momento do enquadramento e clique do fotógrafo. Pressupõe a captura de um instante para sempre eternizado. Hoje em dia, a arte contemporânea assimilou esta prática e estendeu seus parâmetros. Selecionei cinco artistas que, cada qual à sua maneira, vão além do modelo clássico: Edu Simões [Marcelo Guarnieri], pela sua construção de narrativa; Claudia Andujar [Vermelho], pelo experimentalismo na hora de revelar o negativo; Daniel Jablonski, pela formalização de um conceito [Janaina Torres]; Gertrudes Altschul [Galeria da Gávea Vintage Photographies], pela sua composição moderna; e Ivens Machado [Fortes D’Aloia & Gabriel], por seu registro de performance.”

 

Jacopo Crivelli Visconti, crítico de arte e curador da Coleção Iguatemi

“De uma maneira geral, para mim, a Feira continua sendo muito interessante pela aproximação de fotógrafos de gerações diferentes e também pela maneira como distintas tecnologias se misturam. Entre os históricos, sem dúvidas o mais relevante foi a presença de fotos de German Lorca em mais de uma galeria, principalmente na Utópica com várias imagens icônicas. Entre os de uma geração mais nova, destaco a presença de Mauro Restiffe na Fortes D’Aloia & Gabriel, com uma série bastante grande de trabalhos, inclusive umas raras fotos coloridas. E entre os mais jovens, Nelson Porto, da Galeria VilaNova, me interessou pelo uso da realidade virtual, um recurso que a gente ainda viu pouco por aqui.”

 

Rafael Vogt Maia Rosa, crítico de arte e curador

“Meus destaques nesta edição da SP-Arte/Foto são a série “Butterflies and Zebras” (1969-70), de Mario Cravo Neto [Instituto Mario Cravo Neto], em que o artista faz uma primeira incursão pela fotografia em crônica misteriosa da cidade de Nova York; a sequência de uma performance envolvendo auto bandagem, de Ivens Machado [Fortes D’Aloia & Gabriel], realizada em 1973, e reveladas agora em 2018; o diálogo “holográfico” de Gisela Motta e Leandro Lima [Vermelho] com o trabalho de Claudia Andujar. Há também uma seleção preciosa de fotos de Pierre Verger [Marcelo Guarnieri], com motivos paralelos aos seus registros dedicados ao Candomblé.”

 

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.