Caixa Cultural São Paulo apresenta videoinstalações e imagens inéditas de Giselle Beiguelman

14 Jul 2016, 11:10 am

A Caixa Cultural São Paulo abre em 16 de julho (sábado) a exposição Cinema Lascado, que faz um recorte dos últimos 10 anos de produção da artista e pesquisadora Giselle Beiguelman.

Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra é composta por videoinstalações, projeções e 22 imagens inéditas, resultantes de pesquisas sobre imagem digital, obsolescência tecnológica e paisagens urbanas decadentes.

Fazendo uso de softwares e aparatos eletrônicos de várias gerações, Beiguelman aborda a tecnologia no campo estético. São viagens por espaços que passam rapidamente pelos olhos e se fixam na memória, que discutem também o consumo desenfreado de tecnologia e a obsolescência programada.

Na obra que dá título a mostra, com uma câmera de vídeo, a artista captou paisagens urbanas devastadas, onde vias elevadas, como o Minhocão, em São Paulo, e a extinta Perimetral, no Rio de Janeiro, produzem fraturas sociais. Editando os vídeos gravados em HD através de antigos programas de animação de imagem hoje obsoletos, a artista cria peças que transitam entre e o hi e o low-tec.

Cinema Lascado segue na Caixa Cultural até 25 de setembro. O endereço é Praça da Sé, 111, Centro. Você encontra mais informações no site da instituição.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.