Aos 96 anos, fotógrafo German Lorca faz ensaio exclusivo para Revista SP-Arte/Foto

5 Jul 2018, 3:01 pm

Revisitar espaços do passado e captar as transformações que aconteceram ali. Essa é a missão que o fotógrafo German Lorca, 96 anos, assumiu ao aceitar produzir um ensaio exclusivo para a Revista SP-Arte/Foto. A publicação é feita especialmente para a 12º Feira de Fotografia de São Paulo, que acontece de 22 a 26 de agosto, no Shopping JK Iguatemi (SP).

As câmeras de Lorca voltam a cinco lugares icônicos registrados por ele entre os anos 1950 e 1970. O curador Eder Chiodetto, autor do texto que acompanha o ensaio na revista, José Henrique Lorca, filho de German, e o próprio fotógrafo foram responsáveis pela escolha dos pontos a serem revisitados. A partir do material, será possível observar mudanças arquitetônicas e de costumes na Marginal Pinheiros, na Oca (Parque Ibirapuera), em um prédio da Mooca (Zona Leste de São Paulo), na Rua Dr. Falcão Filho e no Largo de São Francisco (ambos no Centro).

Representado pela galeria Utópica, expositora da SP-Arte/Foto/2018, German Lorca é um dos grandes nomes da fotografia modernista brasileira, conhecido por seus cliques da cidade de São Paulo. Ao lado de outros renomados artistas, como Geraldo de Barros e Thomaz Farkas, foi membro do Foto Cine Clube Bandeirante, associação responsável por introduzir no Brasil uma produção experimental baseada no surrealismo, abstracionismo e concretismo. Lorca fez ainda importantes trabalhos na área da publicidade. Em agosto, o artista ganha uma retrospectiva no Itaú Cultural.

Feita especialmente para a Feira, a Revista SP-Arte/Foto reflete sobre a fotografia como instrumento de resgate da memória, seja afetiva ou histórica. Além do ensaio de German Lorca, o curador e historiador Rodrigo Orrantia comenta o legado do fatídico ano de 1968 no trabalho de fotógrafos latino-americanos; o colecionador alemão Artur Walther conta o que o inspira a colecionar fotos de artistas africanos; e, em entrevista, Gabriel Chaim e Felipe Dana, relatam suas experiências em territórios conflagrados e a importância social de se compartilhar com o mundo o que acontece nestes locais. Não esqueça de pegar seu exemplar ao visitar o evento!


SP-Arte/Foto/2018
22 a 26 de agosto
Entrada gratuita

Horários 
Quarta, 22 de agosto (Preview para convidados)
Quinta a sábado, 23 a 25 de agosto: 13h–21h
Domingo, 26 de agosto: 13h–20h

Localização
Shopping JK Iguatemi, 3º piso
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041
São Paulo, Brasil

 

#spartefoto2018

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.