Editorial
Saiba mais sobre Haroon Gunn-Salie, ganhador do Prêmio SP-Arte/Videobrasil
10 Oct 2015, 10:14 pm
Representado pela galeria sul-africana Goodman Gallery – um dos expositores em destaque na SP-Arte/ 2015 –, Haroon Gunn-Salie é bacharel em escultura pela Michaelis School of Fine Art, University of Cape Town, África do Sul, 2012. Natural de Cidade do Cabo, ele atua a partir de uma prática colaborativa baseada em diálogo e trocas.
Procurando traduzir histórias orais em intervenções e instalações, que frequentemente envolvem esculturas e site-specific, suas criações convidam o espectador a nelas tomar parte e assim complementá-las.
O engajamento do artista enquanto prática social localmente atuante, mas que almeja alcance universal, é atestado pela abordagem de temas como as remoções forçadas ocorridas durante o Apartheid e o papel do Islã na resistência a esse regime.
A obra ganhadora do I Prêmio SP-Arte/Videobrasil, “Sunday Beast” (Roupa de domingo, em tradução livre), que compõe a mostra Panoramas do Sul | Obras selecionadas, no Sesc Pompeia, embora não tenha grandes dimensões, pode ser entendida como um monumento – ou um antimonumento. Trata-se de um tributo do artista aos passeios que fazia pelo centro da Cidade do Cabo aos domingos, na infância.
#19festival #19SescVideobrasil
SP–Arte Profile
Create your SP–Arte profile to receive our newsletters, create your own collections and have an enhanced experience of our website