sparte-vr-imagens_blur-5
SP-Arte

Programação : Conversas com artistas

21 Jul 2020, 2 pm

Durante o SP-Arte Viewing Room nossas galerias parceiras prepararam uma programação muito especial de conversas de artistas. Aqui, você encontra mesas nas quais curadores, críticos e outros profissionais de destaque das artes sentam com artistas e conversam de forma aprofundada sobre sua prática, poética e obras recentes, além de contextualizar pesquisas dentro de uma gama maior de debates artísticos.

Confira nossa programação abaixo!


SEGUNDA-FEIRA
24 agosto 2020


Still life: Lucas Lenci

Fotô Editorial


Em seus trabalhos anteriores, o artista Lucas Lenci criou ensaios fotográficos que tensionavam a natureza silenciosa e estática da fotografia. Agora, em “Still life”, Lenci aprofunda essas questões ao criar um paralelo entre fotografia e taxidermia, nos conduzindo a reflexões filosóficas bem engendradas sobre os binômios vida e morte, existência e resistência, arquivo e sobrevivência, still e life. Tais reflexões permeiam a razão de existir das imagens, da beleza fugaz dos pássaros e, em última instância, de nós mesmos. Com a participação dos editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 835 1458 2549
Senha de acesso: 559919


Inácquas: Eidi Feldon

Fotô Editorial


Navegando por entre metáforas dos movimentos das águas, Eidi articula em “Inácquas” a precipitação de um acervo de fotografias por ela produzido em suas itinerâncias nos últimos anos. Fabulando possíveis rotas perante a rebelião própria ao devaneio das águas, “Inácquas” revela uma busca estética para decodificar e transfigurar o ambiente aquoso; para borrifar suas cores, reflexos e texturas. Com a participação dos editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 816 6767 8474
Senha de acesso: 652686


Onde jaz meu céu estrelado: Juliana Jacyntho

Fotô Editorial


“Onde jaz meu céu estrelado” é um fotolivro de fotos que nos convida a desvendar as muitas camadas de tempos e memórias de lugar, a partir do gesto simbólico de mergulho e travessia entre dois blocos de páginas. Uma arqueologia poética em que as imagens, pela sua insistência em existir e reaparecer, nos levam a experimentar a sensação de querer ver o que não está mais lá. Um desejo de passado, grávido do futuro. Com a participação dos editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 814 3094 8900
Senha de acesso: 158477


Bate-papo Mateu Velasco e Sonia Salcedo del Castillo

Movimento Arte Contemporânea


O artista Mateu Velasco e a curadora Sonia Salcedo del Castillo juntos em uma live onde discutem o processo de criação das obras e a exposição “Infinitivo”, em exibição na Galeria Movimento Arte Contemporânea.

Transmissão: Instagram Live


TERÇA-FEIRA
25 agosto 2020


Conversa entre artistas

Artespacio

 

A curadora brasileira Cristina Tejo conversa com os artistas Glenda Leon (Cuba), Maximo Corvalan-Pincheira (Chile) e Leonardo Finotti (Brasil).

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 925 2857 6711
Código de acceso: 791663


Livros Árvore e Vista-SP: Lucia Mindlin Loeb

Fotô Editorial


Lucia Mindlin Loeb e editores comentam sobre as edições livros-objetos da Fotô. Tratam-se de obras de arte que encontram o seu suporte na forma de livros, ao mesmo tempo em que transcendem a forma, a navegação e o uso destes. Tais obras convocam a uma experiência perceptiva desvinculada das formas e funções esperadas tanto de uma obra de arte tradicional quanto de um livro. As obras “SP Vista” e “Árvore”, de Loeb, surgem de sua profícua pesquisa nas quais o objeto livro é investigado a partir de inúmeras possibilidades formais.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 885 6919 6984
Senha de acesso: 953500


Veredas mágicas: Norma Vieira 

Fotô Editorial


Norma Vieira conversa com os editores da Fotô. “Veredas Mágicas” reveste-se de uma atmosfera de afeto e arte, mas também de pulsão e paixão pela ciência. Folhear, sentir e expedicionar por estas páginas, por um lado, nos faz conhecer o ritual do cientista, por outro, nos permite re-olhar resultados científicos como uma plataforma imaginativa de acesso ao imemorial, ao estímulo da criação, e à percepção tão vasta e infinita. Pai e filha, obras tão distintas unidas pelo elo dos gestos criativos e imprevisíveis da transcendência e do devir.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 920 9057 5575


Conversa Tiago Tebet e Gabriel Lima

Luciana Brito Galeria

 

Tiago Tebet irá falar sobre seu trabalho com Gabriel Lima, autor do o texto curatorial da individual mais recente do artista na Luciana Brito Galeria.

Trasmissão: Instagram Live


Lançamento da edição Bandalha, de André Parente

Galeria Jaqueline Martins

 

O artista André Parente e o curador Ricardo Resende conversam sobre o lançamento de “Bandalha”, uma série de cinco trabalhos, cada um com apenas dez edições disponíveis. André Parente tem recentemente desenvolvido trabalhos em que a (i)moralidade de políticos brasileiros, suas falas e gestos, são transpostos para objetos que tradicionalmente carregam os símbolos e princípios republicanos que deveriam guiar a nação – mais notadamente bandeiras e moedas. Ao reconfigurá-los, André não apenas explicita a hipocrisia e falácia moral de nossos governantes, mas questiona também qual ainda seria a relevância das frases e imagens contidas nesses objetos em relação à nosso cotidiano e identidade nacional.

Transmissão: Zoom


QUARTA-FEIRA
26 agosto 2020


Analívia Cordeiro e Franck Marlot

Luciana Brito Galeria

 

A artista Analívia Cordeiro e o curador francês Franck Marlot conversam sobre os trabalhos de Cordeiro.

Em inglês
Transmissão: 
Instagram Live


Herbário baldio: Ana Lucia Mariz

Fotô Editorial

 

Entre o desejo da eternidade e a consciência do transitório, assenta-se este “Herbário baldio”. Recorrendo aos primórdios da invenção da fotografia, Mariz se inspira nos photogenic drawings do pioneiro William Henry Fox Talbot (1800–77) e nas experimentações com cianotipia da botânica e fotógrafa Anna Atkins (1799–71), para trazer à luz, sem o uso de câmera fotográfica, uma história de minúcias e resistências – decorrências do processo acelerado e desordenado de mutações de São Paulo ou, como diria o geógrafo Milton Santos, a acumulação de tempos desiguais que permeia o espaço de uma cidade. Com participação dos editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 831 9751 9789
Senha de acesso: 309851


QUINTA-FEIRA
27 agosto 2020


Conversa entre artistas

Artespacio

 

A curadora brasileira Cristina Tejo conversa com os artistas Francisca Benedetti (Chile), Francisca Garriga (Chile) e Benjamin Ossa (Chile).

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 925 7450 6649
Código de acceso: 149836


De Vermeer a Veronese

Vermelho

 

Os artistas Angela Detanico e Rafael Lain apresentam obra comissionada para Musée du Louvre Conservation Center Liévin.

Transmissão: Zoom


Pré-lançamento de “O Perfume”

Fotô Editorial

 

Em “O Perfume”, seu primeiro fotolivro, a artista Natasha Ganme despe-se de dicotomias que tendem a opor conceitos de beleza e horror para nos conduzir a uma miríade de sensações limítrofes que justapõem delicadeza e violência nos labirintos insondáveis da existência. Ossos, asas, taxidermias, rendas e bordados se conjugam para criar uma narrativa filosófica e poética de grande potência. Com participação dos editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 950 0960 4177


Um diálogo com os artistas Paul Setúbal, Rafael Bqueer e Ruan D’Ornellas

C.galeria

 

Um encontro virtual entre o produtor Diego Martins e o Historiador da Arte Aldones Nino, e os artistas Paúl Setúbal, Rafael Bqueer e Ruan D’ornellas, sobre o projeto “Pau-Brazil”, que propõe um recorte de obras que discutem a questão da identidade brasileira e suas tensões com o território, a colonização e a contemporaneidade.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 941 629 4617
Senha de acesso: C.convida


Traslado: Mariana Tassinari

Fotô Editorial

 

O e-book “Traslado”, de Mariana Tassinari, inaugura a linha de fotolivros digitais da Fotô Editorial. Nele a autora faz uma investigação poética e arqueológica pelas fotografias de viagens de seus avós e de sua mãe, para refletir por meio de colagens, sobre a ideia de deslocamento e do desejo de tornar perene as experiências ocorridas quando estamos fora do nosso território de origem. A publicação terá distribuição gratuita e será lançada junto com o e-book do artista Nino Cais. Com participação dos editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 961 1704 4484


Bioma

Ana Neute

 

Os convidados conversam sobre a coleção de carimbos “Bioma” e seu processo criativo.

Transmissão: Instagram Live


O corpo em deslocamento

Verve

 

A curadora Pollyana Quintella conversa com o artista transdisciplinar Tales Frey a respeito de sua prática, que transita entre as artes cênicas e visuais.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 817 2175 5837
Senha: 529294


SEXTA-FEIRA
28 agosto 2020


O céu vem abaixo: José Diniz

Fotô Editorial

 

Nascido em Niterói nove anos após o final da Segunda Guerra Mundial, José Diniz cresceu ouvindo histórias sobre submarinos, ataques aéreos e naufrágios. O garoto observou o mar se perguntando quais submarinos poderiam estar lá embaixo d’água. Logo eles se tornaram seus temas de desenho. Quando adulto, o interesse em submarinos e histórias do mar se intensificou. Em “O Céu Vem Abaixo”, Diniz se junta a uma linha contemporânea de fotógrafos narrativos que, através de refinadas experiências com a linguagem, produziram o gênero fotográfico conhecido como documental imaginário. Com a participação dos editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 836 2473 6842
Senha de acesso: 262960


Conversa entre Carlos Vergara e Luiz Camillo Osório

Mul.ti.plo Espaço Arte

 

O artista Carlos Vergara e o curador Luiz Camillo Osório abordam o trabalho mais recente do artista, bem como a sua participação na Intervenção Urbana “O real resiste” com a sua arte.

Transmissão: Instagram Live e Youtube


Monumento: Nino Cais

Fotô Editorial

 

O e-book “Monumento”, de Nino Cais, aprofunda as pesquisas do artista que, nos últimos anos, tem se dedicado à colagem fotográfica a partir da intervenção em publicações antigas. Neste projeto, Cais investe sobre fotografias de monumentos históricos para criar parábolas visuais acerca da nossa percepção do espaço e da tensão entre imagens bidimensionais e a tridimensionalidade dos monumentos. A publicação terá distribuição gratuita e será lançada junto com o e-book da artista Mariana Tassinari. Mesa com participação dos editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 890 6570 1031
Senha de acesso: 937524


SÁBADO
29 agosto 2020


A fotografia entre o documental e a abstração

Documenta Pantanal

 

Os fotógrafos Maureen Bisilliat e João Farkas conversam sobre as fronteiras entre uma representação objetiva e uma representação expressiva e abstrata, questões presentes em suas obras, considerando estas noções como dois pólos de potência da imagem fotográfica.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 924 3227 3908
Senha: 747486


Maré de Rio: Andréa Bernardelli

Fotô Editorial

 

A Lua e a Terra, atraídas entre si, descrevem órbitas no entorno do Sol. Faz-se noite, faz-se dia. A Lua dança orbitando a Terra. Revolução. Em determinado ponto, a Lua chega à aproximação máxima da Terra, excitando as águas. Maré cheia. Em poucas horas, o arco descrito se afasta. Vazante. Em rotações incessantes, o Sol ilumina, apaga, gera atmosferas descontínuas. A água, em estado de rio ou de nuvem, brinca com os feixes de luz criando aquarelas multicoloridas no lusco fusco que precede o ocaso. Segue a rotação da Terra, dança no infinito. Faz-se noite, faz-se dia. Conversa entre a autora e editores Fotô.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 952 7349 0709


Edições em pequena tiragem e pré-lançamento do livro “Los Cerros”, Eliane Pessoa

Fotô Editorial

 

Elaine Pessoa, Eder Chiodetto e Fabiana Bruno comentam sobre o projeto de edições em pequena tiragem do Fotô Editorial. “Los Cerros” inaugura este projeto. O trabalho nasce de uma experiência sensorial, cosmológica na região de Humahuaca, ao norte da Argentina na Quebrada de Huichaira aos arredores do Museu em Los Cerros. Um lugar que se chega de pouco e por seus meios, fica em um caminho de pedras que na época da chuva se converte no leito do Rio Grande.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 928 8358 1710

SP‑Arte Profile

Subscribe and stay in touch with the main events in the world of art