Pequena Galeria 18 abre individual com fotografias de Cássio Vasconcellos

25 Sep 2015, 4:55 pm

A Pequena Galeria 18 inaugura nesta quarta-feira (30) uma exposição de Cássio Vasconcellos. O fotógrafo expõe seu mais recente trabalho, “Viagem Pitoresca pelo Brasil”, série de oito fotos registradas no começo deste ano em florestas na Amazônia, Rio de Janeiro e São Paulo.

O conjunto foi inspirado em estudos de Vasconcellos sobre um movimento ocorrido no início do século 19 no Brasil, com a chegada de missões científicas para retratar o país ainda desconhecido aos europeus. Nessas missões, Johann Moritz Rugendas e Jean Baptiste Debret mostraram o Brasil colonial em pinturas celebradas até hoje.

Do total de oito fotografias, sete medem 1,0m x 1,5m e contam com apenas cinco tiragens assinadas cada. Já a oitava, a maior delas e de tiragem única, mede 1,5m x 2,20m.

Também fazem parte da exposição quatro imagens do trabalho “Coletivos”. Entre elas, “Coletivo” e “Aeroporto”, e duas fotos nunca expostas: “Arizona #2” e “A Praia”.

 

Lançamento de fotolivro

Cássio Vasconcellos também se prepara para apresentar seu quinto fotolivro durante a 19a Paris Photo, de 12 a 15 de novembro, no Grand Palais.

Lançado pela Editora Madalena e com projeto gráfico de Mariana Lara Resende, a publicação com capa em acrílico traz imagens de “Aeroporto”.

 

Serviço

A individual de Vasconcellos fica em cartaz até 31 de outubro e o endereço da Pequena 18 na capital paulista é Rua Joaquim Antunes, 187, Jardim Paulistano. Mais informações no site da galeria.

SP–Arte Profile

Create your SP–Arte profile to receive our newsletters, create your own collections and have an enhanced experience of our website