Inglesa Sarah Morris tem mostras simultâneas na Galeria Fortes Vilaça e na White Cube

29 Jan 2015, 4:20 pm

A artista inglesa Sarah Morris abre nos próximos dias duas mostras simultâneas na Galeria Fortes Vilaça e na sede paulistana da White Cube, nas quais busca compreender comportamentos presentes na vivência urbana.

Em “Rio”, que inaugura na terça (10) na Fortes Vilaça, a partir de clichês da brasilidade, Morris faz um retrato sombrio da capital carioca e pouco deslumbrado com a promessa de paraíso tropical que impregna o imaginário estrangeiro.

Ao mostrar um desfile de escolas de samba, a artista retira o áudio eufórico da avenida e aplica uma trilha sonora que causa estranhamento no espectador. Há ainda registros de fábricas, hospitais, prédios importantes da arquitetura modernista local e até mesmo o prefeito Eduardo Paes.

“Rio” ocorre simultaneamente a “Galeria do Rock”, exposição que ocupa a partir deste sábado (07) a White Cube São Paulo.

Nela, Morris apresenta pinturas abstratas e multicoloridas que fazem referências a marcos arquitetônicos modernistas criados por nomes como Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. Além da arquitetura, a artista também se baseou em elementos como frutas tropicais, placas de rua, capas de LPs e o prédio que dá nome à mostra.

Esta não é a primeira vez que a inglesa se preocupa em mostrar as complexidades de ambientes urbanos. A indústria do entretenimento de Los Angeles e o debate político envolvendo os Jogos Olímpicos de Beijing foram abordadas em obras anteriores.

Para mais informações sobre “Rio” e “Galeria do Rock”, visite os sites da Fortes Vilaça e da White Cube.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.