IMS do Rio apresenta fotografias inéditas e pouco vistas de Claudia Andujar

14 Jul 2015, 4:35 pm

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (IMS-RJ) abre no dia 25 de julho, sábado, a exposição “Claudia Andujar: no lugar do outro”, que lança nova luz sobre a carreira da fotógrafa de origem húngara.

A artista chegou ao Brasil em 1955, e a mostra apresenta um panorama de sua produção anterior ao envolvimento com os índios Yanomami, de seus primeiros anos aqui. O material abrange reportagens fotográficas e ensaios pessoais, incluindo desde registros documentais em preto e branco dos primeiros anos até a intensa exploração gráfica do final dos anos 1960, momento em que Andujar experimenta com a fotografia colorida.

Durante muito tempo, a artista não deu muita atenção a esses trabalhos, entre eles fotos para a revista Realidade. No entanto, já indicavam os caminhos que ela tomaria e esclarecem um pouco quem ela se tornou. Boa parte do que será exposto é inédito.

“Claudia Andujar: no lugar do outro” fica em cartaz até 25 de novembro e o IMS está na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro. Saiba mais no site da instituição.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.