Galeria FASS recebe mostra sobre a evolução do retrato fotográfico

18 Mar 2015, 8:09 pm

Composta por trabalhos que vão de 1870 a 1960, a mostra “Sala de Retratos – a imagem do outro no acervo da FASS” tem abertura na terça-feira (24) e apresenta um recorte da evolução do retrato fotográfico.

São ao todo 25 retratos definitivos – sendo oito cópias de época – de nomes como German Lorca, Fernando Lemos, Miro, Annemarie Heinrich, Jean Manzon, Man Ray, Martín Chambi, Wilhelm von Gloeden, Julia Margaret Cameron e dos irmãos Carlos e Miguel Vargas Zaconet e Willian e Daniel Downey, além de dois integrantes da Bauhaus, Edmund Collein e Xanti Schawinsky.

Além do critério histórico-formal, que vai ao encontro do olhar do espectador, a seleção das fotografias tem como mote as histórias por trás de cada retrato, da vantajosa parceria entre Man Ray e Marcel Duchamp em Paris nos anos 1920 ao retrato de Alejandro Velasco Astete em meio a autoridades feito por Chambi em Cuzco, em 1925, último registro do aviador em vida.

Completam a mostra retratos de Lygia Fagundes Telles, Willys de Castro e Hércules Barsotti por Fernando Lemos, Arthur Bispo do Rosário por Jean Manzon e uma fotografia da sala de retratos do estúdio dos irmãos Vargas em Arequipa, no Peru.

“Sala de Retratos” fica em cartaz até 30 de abril e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita. Anote o endereço da galeria FASS: Rua Rodésia, 26. Para mais informações, acesse o site do espaço.

 (Com informações da Revista Brasileiros)

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.