Galeria de Babel destaca olhar de Dimitri Lee para cidades-fantasma no deserto do Atacama

15 Feb 2015, 5:43 pm

A Galeria de Babel recebe a exposição “Salitreiras”, de Dimitri Lee, até o fim do mês de março. O fotógrafo exibe 16 trabalhos produzidos nas cidades salitreiras, espalhadas pelo deserto na região norte do Chile – redutos industriais que tiveram seu auge na primeira metade do século XX e que são agora cidades-fantasma.

Em uma viagem ao deserto do Atacama para testar uma nova máquina panorâmica, Lee tomou conhecimento sobre essas localidades e decidiu averiguá-las. Encantado pelo que encontrou e intrigado pela falta de registros fotográficos da região, deu início a uma série de viagens munido de uma câmera 8 x 10 polegadas.

Entre 2005 e 2011, o fotógrafo fez diversas incursões pela região. A opção – por gosto pessoal – pela máquina 8 x 10 tornou o processo mais lento do que o digital, já que cada clique envolve custos maiores.

As fotografias foram impressas no MR Estúdio Digital em jato de tinta piezográfica sobre papel de algodão. O estúdio é um dos pouquíssimos proprietários no mundo de uma impressora de 160 cm para tinta piezográfica, à base de carvão – apenas pigmento, sem corante. Essa técnica confere às impressões maior riqueza de tons de cinza e mais durabilidade.

A mostra “Salitreiras” fica em cartaz na Galeria de Babel  até o dia 28 de março. Para mais informações, visite o site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.