sparte-vr-edit-abertura-vr-cartaff-ABRE
SP-Arte
Viewing Room

Um novo tipo de imersão

Fernanda Feitosa
21 ago 2020, 11h20

A SP-Arte tem o prazer de convidar todos a vivenciarem a mais importante feira de arte da América Latina de forma completamente nova: inteiramente digital. O SP-Arte Viewing Room foi desenvolvido com muito empenho pela nossa equipe a fim de trazer a diversidade da Feira física para o ambiente virtual, e criar uma plataforma democrática, atendendo às necessidades do sistema no momento em que vivemos. 

O SP-Arte Viewing Room foi pensado como uma plataforma imersiva que reúne expositores dos mais variados perfis e obras em diferentes suportes de milhares de artistas; são nomes já reconhecidos no circuito e também artistas jovens, em início de carreira. Ainda adaptamos nossa programação ao ambiente online e traremos importantes atividades para que a arte ocupe a cidade – dessa vez, entrando na casa de todos os nossos visitantes. 

Durante os sete dias do evento, o público poderá conferir fotografias, vídeos, pinturas e trabalhos em diferentes suportes de artistas representados por casas como Almeida e Dale (São Paulo), Carpenters Workshop Gallery (Londres), Galleria Continua (San Gimignano), ETEL (São Paulo e Milão), Fortes D’Aloia & Gabriel (São Paulo), Jacqueline Terpins (São Paulo), Luciana Brito Galeria (São Paulo), Galeria Millan (São Paulo), Galeria Nara Roesler (São Paulo), ,Ovo (São Paulo), Galeria Paulo Darzé (Salvador), Galeria Kogan Amaro (São Paulo), Passado Composto Século XX (São Paulo) e Zipper Galeria (São Paulo)

Assim como na Feira física, o compromisso da SP-Arte com o fomento da arte nacional continua como prioridade. Em nosso Viewing Room estreiam pela primeira vez projetos independentes, centralizados em difundir e fortalecer a arte afrodiaspórica e de mulheres brasileiras, como a 01.01 Art Platform e o Levante Nacional TROVOA. 

Na página de cada galeria, o visitante poderá percorrer um projeto expositivo com até trinta obras de um ou mais artistas – tudo isso facilitado por uma navegação inteligente e um design arrojado. O expositor conta ainda com diversas ferramentas como a possibilidade de inclusão de vídeos e áudios para criar uma narrativa única em torno de sua exposição digital, enriquecendo a experiência do usuário. São mais de 130 galerias nacionais e internacionais participando de nosso Viewing Room. 

Também contamos com uma rica programação gratuita feita em parceria com nossos expositores, reforçando a posição da SP-Arte como plataforma de difusão cultural. São debates online, conversas entre artistas, visitas à ateliês, visitas guiadas pelo Viewing Room e um calendário de estreias inéditas de performances virtuais e obras de vídeoarte. Artistas novos e consagrados marcam presença lado a lado. 

Contamos também com uma programação especial ativada por nossos parceiros. O Iguatemi reúne os nomes mais fortes do mercado de arte para conversar sobre a atual situação e projeções futuras. A Arte!Brasileiros traz um curso inédito com a curadora, pesquisadora e artista visual Ana Beatriz Almeida, e por fim, a Artefacto reuniu grandes nomes do design para comentarem as obras que o visitante encontra no SP-Arte Viewing Room

Acreditamos que as plataformas digitais irão potencializar o alcance do mercado de arte brasileiro, por exemplo, abrindo ainda mais as portas para o cenário internacional ou mesmo aproximando novos colecionadores. Essa é a oportunidade de abrir novos territórios e superar fronteiras territoriais, aproximando estados brasileiros e países latino-americanos em uma unidade renovada. 

Criamos essa plataforma com muito cuidado, pensando na experiência de nossos expositores e de nosso público. Gostaríamos de agradecer a todas as nossas galerias parceiras pelo empenho e colaboração no desbravamento deste novo território. Aos artistas, curadores e todos àqueles que tão generosamente se colocaram à disposição para integrar a programação e fornecer um conteúdo crítico e aprofundado aos nossos visitantes. Ao Iguatemi, nosso patrocinador de longa data. E aos visitantes, que há 16 anos confiam em nossa habilidade de montar a maior Feira de arte da América Latina e agora embarcam conosco nesta nova aventura. 

Atenciosamente,
Fernanda Feitosa

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte