sparte-vr-prog-screening-abre
SP–Arte
Viewing Room

Programação: Screening

21 jul 2020, 14h

Durante o SP-Arte Viewing Room vamos apresentar uma programação rica em performances, desta vez de forma virtual. Além das performances, integram a nossa programação de screening diversas formas de manifestação artística que terão o vídeo e a tela como plataforma: galerias apresentam obras históricas de vídeoarte, episódios de websérie e diversas ações que abraçam o cunho efêmero da plataforma, quando transposta para o digital.

Fique de olho em nossa agenda abaixo.


SEGUNDA-FEIRA A DOMINGO
24–30 agosto 2020


24–30 agosto

“Fora” (2016), Gabriel Pessoto

Lona Galeria

 

Disponível no projeto expositivo da galeria.


24–30 agosto

“Ginástica de pele” (2019), Berna Reale

Galeria Nara Roesler

 

Disponível no projeto expositivo da galeria.


29 agosto, 09h
–31 agosto, 23h

Noir, mostra independente de cinema

Galeria HOA

 

Mostra que busca examinar as visualidades e fenômenos negros do global-sul por meio do cinema. Com curadoria de Martinica Space.

Transmissão: Plataforma HOA

 

 


SEGUNDA-FERIA
24 agosto 2020


24 agosto
11h-20h

“Geni de si”

Estimulado por Mobília Tempo

 

Com participação de Otto, Ruy Teixeira, Lianna Matheus, Ricardo van Steen, Adriana Frattini, Umberto Martins, André Paoliello, Anne Cerruti  Pietro Sargentelli, entre outros. Videoperformance inédita em que os artistas Lianna Matheus e Otto colocam em dialogo obras de artistas de varias mídias,  relacionando filmes, musica e personagens de várias obras consagradas.

Transmissão: Site da SP-Arte


24 agosto
12h–21h

“Calçado de Monstro” (EP07), Estileras. Websérie em parceria com o Instituto Marina Abramović

Galeria HOA

 

A série nasce da tensão criada entre abolir as divisões por gênero, expor a hipocrisia excludente da moda e ressignificar os resíduos dessa indústria. Sapatos descartados são transformados em esculturas vestíveis, e seu processo de mutação é uma proposta de transparência e compartilhamento de experiências. Com Aun Helden, Ikaro Cavalcante e Kelton Campos. 

Transmissão: MAI e Plataforma HOA


TERÇA-FEIRA
25 agosto 2020


25 agosto
13h

“Aquele que diz sim, aquele que diz não”

OMA Galeria

 

Performance ao vivo do artista Renan Marcondes. A ação seriada consiste em percorrer o perímetro externo de espaços institucionais de arte usando uma escultura de pódio nas costas. Sua primeira execução se dará de forma virtual via streaming. Fora dos espaços institucionais, mas sem poder ocupar espaços públicos, o artista ficará diversas horas andando em círculos dentro de seu ateliê. A ação se comprova ao vivo por conta de um relógio visível na tela, e o público torna-se uma espécie de voyeur do espaço privado do artista.

 

Transmissão: Site do artista


25 agosto
20h–20h15

“No escuro, enxergo cada passo”

Galeria HOA

 

A vida é um caminho escuro e cada um de nós traz uma lanterna na mão. A cada passo iluminamos a possibilidade do próximo e nos deparamos com surpresas dos mais diversos teores. Viver não é fácil. No escuro, buscamos nos encontrar. Lidia Lisbôa propõe em sua ação performática um caminhar no escuro (com lanterna na mão), um processo de descoberta de possibilidades a cada passo — até onde a luz alcança. Haveria possibilidade de iluminar além e vislumbrar mais desse enigma do existir? Haveria caminhos mais livres? Sem preconceitos? Sem distinções, sem lutas desnecessárias? O caminho é a resposta. Exploraremos, juntos, cada passo e cada nova descoberta. Idealizado por Lidia Lisbôa, com participação da artista e Iago Calegari.

Transmissão: Plataforma HOA


QUARTA-FEIRA
26 agosto 2020


26 agosto
18h

Videoarte Papo

Janaína Torres Galeria

 

Exibição de três videoartes de curta duração, com depoimento das artistas e mediação provocando o pensamento e a reflexão do público. Com Lucila Meirelles, Marcia Beatriz Granero e Luciana Magno.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 988 7339 4427
Senha de acesso: 231099


QUINTA-FEIRA
27 agosto 2020


27 agosto

Take Over Rolando J. Carmona

Baró Galeria

 

O curador Rolando J. Carmona assume a conta de instagram da Baró Galeria durante o dia 27 de agosto.

Conta do Instagram: @barogaleria


SEXTA-FEIRA
28 agosto 2020


28 agosto
18h–18h30

Territórios ancestrais: que ritmo dança a água?

Galeria HOA

 

A partir de construções poéticas a atriz, poeta e performer Luz Ribeiro transitará por negritudes, mulheridades, ancestralidades e territórios periféricos. Através de sua escrevivência, a artista mapeia seu corpo afluente para desaguar em tantes outres, se colocando como poeta griot, a fim de recontar a história firmando novos acordos com o passado, presente e futuro.

Transmissão: Plataforma HOA


28 agosto

“We the Enemy” (2019), SPTI ! (Sodomites, Invertes, Perverts Together !) Carlos Motta, John Arthur Pietz e Carlos Maria Romero

Vermelho

 

Apresentação do filme “We the Enemy” (3’50”), que ficará disponível em loop ao longo do dia.

Transmissão: IGTV @galeriavermelho

 


SÁBADO
29 agosto 2020


29 agosto
15h

“Antworte”, Andressa Cantergiani

Galeria de Arte Mamute

 

Performance ao vivo e interativa, onde a partir da pergunta: “o que é ser um estrangeiro?”, o público participará mandando uma palavra por chat que será transcrita na pele da artista por seu filho. O trabalho faz parte do doutorado da artista em Artes Visuais ( PPGAV/UFRGS), com sanduíche em Berlim.

Transmissão: Instagram Live


29 agosto
18h

Videoarte Papo

Janaína Torres Galeria

 

Exibição de três videoartes de curta duração, com depoimento das artistas e mediação provocando o pensamento e a reflexão do público. Com Lucila Meirelles, Marcia Beatriz Granero e Bárbara Paz.

Transmissão: Zoom
ID da reunião: 992 1688 9572
Senha de acesso: 669900


29 agosto
19h15–21h15

“Vermelho no Sangue Preto” (2016), Ricardo Januário

Galeria HOA

 

Esta solo performance, criada em 2016, se desenvolve a partir de reflexões sobre tensão e relaxamento. Contrair, concentrar, condensar, viver tenso, relaxar e deixar fluir são algumas das questões e metáforas experimentadas no corpo do artista.

Transmissão: Plataforma HOA


28 agosto, 12h
–29 agosto, 20h

32 horas de download aberto com Maria Clara Araujo

Galeria HOA

 

Uma breve nota sobre currículo, decolonialidade e arte-educação. Com Maria Clara Araujo.

Transmissão: Plataforma HOA

 


29 agosto
20h–20h10

“Bará”, Rodrigo Almeida

Galeria HOA

 

Videoarte. Na mitologia Exu, Bará é o primeiro a ser saudado, é o mensageiro dos Orixás, aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe. É a porta entre o universo das ideias e o mundo manifestado.

Transmissão: Plataforma HOA

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte