230202-sparte2023-anuncio-carol-abre2
Boas novas

Novo setor curado estreia na 19ª SP–Arte

SP–Arte
1 fev 2023, 11h36

Com o intuito de criar novos pontos de contato entre os diversos públicos que visitam a feira e as artes visuais, temos o prazer de anunciar o Showcase: novo setor curatorial que estreia na 19ª SP–Arte. Tal como uma exposição que se espalha pelos estandes e corredores do evento, o setor enaltece trajetórias artísticas consolidadas ou em ascensão, sob a ótica de temáticas contemporâneas.

O novo setor, inspirado nos kabinetts, ou gabinetes, mobiliza expositores em seleções de obras dentro de seu próprio estande, destacando uma parte da área expositiva – uma parede extra ou uma sala, por exemplo – para apresentar um artista específico. Para a primeira edição, a curadora Carollina Lauriano lidera a indicação das galerias e a seleção dos artistas e obras participantes. 

Sua proposta para o Showcase, intitulada “Recuperar paraísos: não precisar do fim para chegar”, traz à tona possíveis transformações diante um mundo em colapso. Inspirada nas reflexões do pensador martinicano Malcom Ferdinand, a curadoria questiona, por meio da arte, a separação entre os movimentos sociais antirracistas e as discussões ambientais e ecológicas – um falso antagonismo legado pela modernidade colonial. 

“Embora estejamos presenciando mudanças significativas nos últimos dez anos nas discussões identitárias no campo das artes, é preciso evidenciar que já havia uma história em curso, até para entendermos os caminhos trilhados até aqui. O objetivo principal da mostra é ressaltar determinadas narrativas não somente como discussão identitária, mas como a criação de novas perspectivas de existência no mundo”, afirma a curadora.

As galerias e artistas que integram o setor Showcase serão divulgadas em breve.

Sobre a curadora

Carollina Lauriano (1983, São Paulo) vem atuando como curadora independente desde 2017. Foi curadora-adjunta da 13ª edição da Bienal do Mercosul (2022). Entre 2018 e 2020, foi curadora e gestora no Ateliê397, um dos principais espaços independentes de arte de São Paulo. Em 2021, coordenou o programa da residência artística da Usina Luis Maluf. Também é curadora do Projeto Expresso e Refúgio, que oferece formação artística ampliada para jovens adolescentes egressos da Fundação Casa. Em suas pesquisas, discute a inserção, desafios e conquistas de jovens mulheres artistas no mercado da arte.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.