Colombiana Doris Salcedo ganha retrospectiva no Museu de Arte Contemporânea de Chicago

19 fev 2015, 17h38

O Museu de Arte Contemporânea de Chicago apresenta, a partir deste sábado (21), a primeira retrospectiva do trabalho da renomada escultora colombiana Doris Salcedo. A artista – que vive e trabalha em Bogotá e, no Brasil, é representada pela galeria White Cube, participante da SP-Arte/2015 – ganhou proeminência na década de 1990 por sua fusão de formas pós-minimalistas e orientação sociopolítica.

A exposição apresenta todos os principais trabalhos dos 30 anos de carreira de Salcedo – dos quais muitos nunca haviam sido expostos juntos antes – e também a estreia estadunidense de “Plegaría muda” (2008-10).

O trabalho de Salcedo tem fortes raízes na paisagem política da Colômbia e sua longa história de conflitos civis. Suas esculturas e instalações fazem referência a essas circunstâncias com elegância e sensibilidade poética. Rigoroso, o trabalho da artista envolve extensas entrevistas com pessoas que passaram por perdas e traumas causados pela violência.

Nos últimos anos, a colombiana criou instalações site specific em larga escala pelo mundo, em países como Turquia, Itália, Reino Unido e em sua terra natal. Ao invés de fazer representações literais de violência ou trauma, as obras transmitem um senso de ausência e evocam perdas coletivas. Os resultados apresentam múltipas dualidades – força e fragilidade, efêmero e constante – a uma só vez.

A retrospectiva de Doris Salcedo fica em cartaz na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, até 24 de maio de 2015.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.