A SP–Arte inaugurou, em março de 2023, seu espaço permanente para realização de exposições e eventos ligados às artes visuais em São Paulo, a Casa SP–Arte. O espaço ocupa umas das residências projetadas pelo artista e arquiteto Flávio de Carvalho (1899-1973) para a Vila Modernista, nos Jardins. A casa é a única entre as 17 que foi inteiramente restaurada em sua versão original.
Endereço: Alameda Min. Rocha Azevedo, 1.052 – Jardins, São Paulo
Em cartaz: “Eis o deserto, e nele me sonho; eis o oásis, e nele não sei viver”
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h, sábado, das 11h às 16h
Conheça a Casa SP–Arte
Exposição atual
“Eis o deserto, e nele me sonho; eis o oásis, e nele não sei viver”
Promovida pela Almeida & Dale na Casa SP–Arte, “Eis o deserto, e nele me sonho; eis o oásis, e nele não sei viver” apresenta obras de Iberê Camargo (1914-1994, Rio Grande do Sul) e Oswaldo Goeldi (1895-1961, Rio de Janeiro). Entre singularidades e afinidades, o conjunto selecionado foi produzido de 1940 a 1990 e reflete uma percepção de tempo e espaço nas obras de ambos os artistas. A curadoria é de Galciani Neves.
“[…] elaboramos um espaço de exposição com diálogos em que as singularidades se acentuam e também sugerem algumas afinidades: tonalismos dramáticos, sombras sobrevoando escuros, temas relacionados à solidão e construções cênicas que impõem uma espécie de deriva aos objetos, às massas de cor, às formas, às figuras humanas […]”, conta Galciani.
A mostra fica em cartaz até 24 de fevereiro de 2024.
Programação:
- 16/12, às 15h: Performance de Lidia Lisboa
Vestida com um de seus Casulos (feitos de crochê), a artista Lidia Lisboa (Millan) se deslocará pelo espaço da Casa SP–Arte negociando com o peso e as limitações de movimento que a peça impõe ao corpo. Neste ano, a artista realizou a essa mesma performance no Sesc Pompeia durante a exibição de sua mostra, chamada Mulher esqueleto.
A entrada é gratuita.
Fotos: Sérgio Guerini
Fotos: Sérgio Guerini
Exposições passadas
Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil
A exposição Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil, individual de Maxwell Alexandre na Casa SP–Arte, reuniu uma produção inédita de mais de 20 obras do artista feitas especialmente para o espaço modernista. Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil é um desdobramento da série Novo Poder, apresentada em 2023 em La Casa Encendida em Madri e no Pavilhão Maxwell Alexandre, no Rio de Janeiro.
A mostra foi organizada em parceria com a galeria Millan e ficou aberta para visitação entre 26 de agosto de 07 de outubro de 2023.
Foto: Edouard Fraipont
Exposições passadas
Hélio Oiticica: mundo-labirinto
A exposição Hélio Oiticica: mundo-labirinto reuniu obras de diferentes fases da produção de Oiticica (1937-1980), incluindo suas investigações de caráter construtivo sobre o plano bidimensional e propostas experimentais que dialogam sobre arte, vida e cultura pop. Compuseram a mostra obras produzidas a partir de 1955, incluindo trabalhos do Grupo Frente, e produções dos anos 1970.
A mostra foi organizada pela galeria Gomide&Co e sua diretora artística, Luisa Duarte, e ficou aberta para visitação entre 18 de março e 22 de julho de 2023.
Foto: Edouard Fraipont
O espaço está aberto para receber exposições e eventos. Para consultar agenda e valores, escreva para casa@sp-arte.com.