Wendell Castle

Estados Unidos, 1932

Sobre

Wendell Castle nasceu no Kansas, em 1932, e obteve dois diplomas da Universidade do Kansas: um em design industrial em 1958 e outro em escultura em 1961. Frequentemente creditado como o pai fundador do movimento americano de artesanato, Castle redefiniu escultura e design fundindo os dois em uma única disciplina. O artista cria peças únicas que mesclam a distinção entre design e escultura.

Entre as exposições nacionais e internacionais das quais ele participou estão “The Furniture of Wendell Castle” (1969), na Universidade de Kansas, Lawrence, EUA; “Objetividade ambígua: novos móveis e desenhos de Wendell Castle” (1994), no Art Complex Museum, Duxbury, EUA; “Remastered” (2015), no Museu MAD, Nova York; e “Anthology” (2019), na Carpenters Workshop Gallery x Vincenzo De Cotiis, Milão.

Recebeu os prêmios “National Endowment for the Arts Grant” (1973), de Louis Comfort Tiffany Foundation Grant; e "Lifetime Achievement Award", do Brooklyn Museum of Art, EUA. Seus trabalhos fazem parte de coleções importantes, como Art Institute of Chicago, Museu de Arte Moderna (Moma), Nova York e Carnegie Museum Of Art, Pittsburgh, EUA.

Fonte: Carpenters Workshop Gallery.

Galeria

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte