Raylander Mártis dos Anjos

Brasil, 1995


Sobre

Raylander Mártis dos Anjos nasceu no cafundó do mundo em 1995 e vive e trabalha em São Paulo. Em sua prática artística procura estabelecer um diálogo entre a história coletiva e a sua própria história, o que tem chamado de prática em coralidade, envolvendo grupos de pessoas para colaborações e experiências de aquilombamento. Com formação em palhaçaria, bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais e Arte e Multimédia pela Escola Superior Gallaecia em Portugal, entende sua atuação como um fazer interdisciplinar e transversal. Vem recorrendo com frequência aos saberes da educação, escrita, performance e brincadeira como forma de compor um maquinário verbal, corporal e ético para discutir suas urgências em projetos de longa duração.

Entre as exposições nacionais e internacionais das quais participou está o projeto Coral de Choros, no Programa de Exposições do CCSP (2018), as individuais "Duas Toalhas de Banho" na Área Panorâmica de Tui, (Espanha, 2017), "O coletor" na UFMG (Belo Horizonte, 2016) e "Sobre o homem: em trabalho" na galeria FAE da UFMG (Belo Horizonte, 2015).

Raylander Mártis dos Anjos foi selecionada para o Programa Pivô Satélite #1 (São Paulo, 2020) e em 2019 foi residente no Instituto Adelina, em São Paulo. Mártis foi recipiente do Prêmio de Residência EDP nas Artes, do Instituto Tomie Ohtake (2018).


Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.