Paula Siebra

Fortaleza, Brasil, 1998


Sobre

Paula Siebra é uma pintora brasileira, nascida em Fortaleza, Ceará, em 1998. A artista se concentra em imagens relacionadas ao cotidiano e à intimidade, usando a cultura nordestina como ponto de partida. Suas pinturas surgem da exploração de temas convencionais, tais como retratos, paisagens e naturezas mortas. Em sua pesquisa, esses motes adquirem um aspecto peculiar: uma certa simplificação dos contornos, suplementada por uma redução do contraste entre tons cromáticos, polarizando os conceitos de realidade e quimera – como se a artista devaneasse sobre a vida ordinária.

Além de manterem um elo direto com a tradição, suas pinturas se relacionam com a visualidade inerente a sua terra natal, o Ceará, e ao Nordeste como um todo. Em particular, sua produção se aproxima do folclore, dado que seus interesses englobam a forma sintética dos objetos de barro, das rendas e de outros trabalhos têxteis, tais como o crochê e o bordado e também a arquitetura geométrica e colorida das casas tradicionais. Vilas locais, objetos domésticos e rostos anônimos são elementos da paisagem que envolvem a artista e que aparecem como que encobertos por uma névoa luminosa que tudo abarca – alternadamente ocultando e revelando.


Fonte: Mendes Wood DM

Galeria

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.