Maria Leontina

Brasil, 1917


Sobre

Maria Leontina nasceu em São Paulo, em 1917, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1985. É pintora, gravadora e desenhista. Iniciou estudos de desenho com Antônio Covello, em São Paulo, em 1938, e na primeira metade da década de 1940 estudou pintura com Waldemar da Costa. Inicialmente, sua obra é pautada no figurativismo de cunho expressionista, mas paulatinamente passa ao abstrato, sem seguir o rigor da geometria pura.

Entre as exposições das quais participou estão as individuais na Galeria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB, 1950), no Rio de Janeiro e na Galeria Arco (1983), em São Paulo; e as coletivas "48º salão nacional de Belas Artes" (1942), no Rio de Janeiro, e "Coleção Gilberto Chateaubriand: retrato e auto-retrato da arte brasileira" (1984), no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Recebe o prêmio nacional da Fundação Guggenheim (1969), em Nova York e o "Prêmio pintura" da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA, 1975).

Fonte: Galeria Bergamin & Gomide.


Exposições

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.