Laura Vinci

Brasil, 1962


Sobre

Laura Vinci investiga, através de seus objetos e instalações, questões do tempo e do espaço. O uso de um mesmo material em diversos estados, tais quais líquido, sólido ou gasoso, é uma frequente no trabalho da artista, que assim acredita refletir sobre a natureza da matéria e seu caráter transitório. O mármore, material que possui uma forte relação com a tradição da escultura e comumente associado à ideia de eternidade, pode surgir em seu trabalho feito pó, que, se dissipado pelo vento, é quase imaterial; mas também feito pedra, em grandes volumes brancos e maciços. Ora ocupando amplos espaços com instalações onde o corpo se faz presente e sente a presença da arquitetura através de seus objetos, ora produzindo peças autônomas, que propõem uma outra espécie de relação, Vinci insiste em nos colocar, por meio de seus trabalhos, diante do encanto da incapacidade de um controle sobre os efeitos do tempo.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas desde a década de 1980, destacando-se: Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil; Bienal de São Paulo, Brasil; Bienal de Cuenca, Equador; Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil; Malba, Fundación Constantini, Buenos Aires, Argentina; ArtCenter/South Florida, Miami, EUA; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil; Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil; Museo Del Barrio, Nova York, EUA; MAC Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil; Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil; RMIT University, Melbourne, Australia; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal; Haus der Kulturen der Welt: HKW, Berlim, Alemanha

Coleções que possuem seus trabalhos: Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais, Brasil; Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Brasil; Museu de Arte de Brasília, Brasil; Centro Cultural São Paulo, Brasil; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil; Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil.

Fonte: Galeria Marcelo Guarnieri



Exposições


Conteúdo editoral

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.