SP-Arte 2019

Jose Resende

Brasil, 1945

Sobre

José Resende nasceu em São Paulo, em 1945, e é escultor. Cursou gravura na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1963. No mesmo ano, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Trabalha com diversidade de materiais como pedras, tubos de cobre, lâminas de chumbo, cabos de aço, chapas e ampolas de vidro. Emprega ainda líquidos como o mercúrio, água e tinta sépia. Em obras mais recentes, usa também o couro e a parafina.

Entre as exposições das quais participou estão as individuais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio, 1970) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2015); e as coletivas "Artistas brasileiros em Londres" (1963), no Museu de Arte de São Paulo, e 23a Bienal Internacional de São Paulo (2018).

Recebeu o "Prêmio de aquisição" na 9a Bienal Internacional de São Paulo (1967) e "Menção honrosa" na 11a Biennale de Paris (1980). Suas obras integram importantes acervos como o do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York e da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Fonte: Galeria Bergamin & Gomide.


Galerias

Exposições

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte