José Damasceno

Brasil, 1968


Sobre

José Damasceno nasceu no Rio de Janeiro, em 1968 e é escultor. Estudou arquitetura na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, sem concluir o curso. No começo da década de 1990, voltou-se para as artes plásticas. Damasceno cria objetos e instalações em que explora os limites da forma escultórica com materiais industriais, como a estopa, madeira, o concreto e o alumínio. Em produção recente, o artista realiza séries de esculturas cuja disposição se relaciona diretamente com o espaço expositivo.

Entre as exposições das quais participou estão as individuais "Reunião imprevista" (1994), no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro, e "Re:pública" (2018), na Thomas Dane Gallery, em Londres; e as coletivas "XIV salão de arte de Ribeirão" (1990), em Ribeirão Preto, e "Trains & Boats & Planes" (2018), na Galeria Maisterravalbuena, em Lisboa.

Recebeu o "Prêmio cidade", no "14º Salão de arte de Ribeirão Preto" (1989) e o "Prêmio aquisição" do "13º Salão Nacional de Artes Plásticas" (1993), na Fundação Nacional de Arte (Funarte). Suas obras integram importantes acervos como o de Inhotim Centro de Arte Contemporânea, em Brumadinho, Minas Gerais e do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York.

Fonte: Galeria Bergamin & Gomide.

Galerias

Exposições

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.