Gê Viana

Brasil, 1986

Sobre

Gê Viana nasceu em Santa Luiza, no Maranhão, em 1986, e vive e trabalha em São Luís do Maranhão. A artista produz colagens decoloniais analógica e digital usa imagens de arquivo para transpor seus trabalhos, inspirada pelos acontecimentos da vida familiar e o seu cotidiano num confronto entre a cultura colonizadora hegemônica e seus sistemas de arte e comunicação. Viana também usa a fotografia em experimentos de Lambe-Lambe nas ruas.

Entre as exposições nacionais e internacionais das quais participou está a individual "Paridade", na Galeria de Arte do Sesc (São Luís do Maranhão, Maranhão, 2017); e as coletivas "Paridade", no Valongo Festival Internacional de Fotografia (Santos, São Paulo, 2017) e a exposição de mesmo nome no Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes, Minas Gerais, 2018).

Em 2019, foi residente pelo Programa Bolsa Pampulha, e, em 2015, pelo Alter-Cidades, em Clara Domingas, na Bahia. Gê Viana foi recipiente dos prêmios de performance, no Salão de Artes Plásticas de São Luís (2012) e de fotografia e fotomontagem, também no Salão de Artes Plásticas de São Luís (2014).

Fonte: Galeria Kogan Amaro.

Galerias

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte