SP-Arte 2019

Daniel Jablonski

Brasil, 1985

Sobre

Daniel Jablonski nasceu no Rio de Janeiro em 1985 e é artista visual, professor e pesquisador independente. Atualmente vive e trabalha em São Paulo e coordena e leciona o curso Histórias da Arte Moderna e Contemporânea no MASP.

Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, investiga o lugar do indivíduo na formação de novas mitologias e discursos do cotidiano. Ao tomar sua própria experiência como objeto obsessivo de análise, Daniel elabora em seus projetos diferentes conceitos, teorias e hipóteses, fazendo com que obras de arte possam funcionar também como “estudos de caso”. De natureza narrativa, estas podem assumir a forma de fotografias, objetos, instalações ou performances, e ser apresentadas tanto no contexto de uma exposição quanto de uma publicação ou de uma palestra.

Já participou de mostras individuais e coletivas no Brasil e na América Latina, notadamente no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), na Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre), na Universidade Torcuato Di Tella (Buenos Aires) e na Fundación ArtNexus (Bogotá). Nos últimos anos, ganhou diversos prêmios em feiras e salões nacionais e foi indicado duas vezes ao Prêmio PIPA, bem como ao Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami). Tem realizado ainda uma série de residências internacionais de prestígio, como a Fonderie Darling (Montreal), a Fondazione Antonio Ratti (Como) e o Lugar a Dudas (Cali); esta última, como professor premiado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), onde lecionou por quatro anos.

Fonte: Janaina Torres Galeria


Galeria

Exposições


Notícias

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte