Artistas
Alex Cerveny
Brasil, 1983
Desenhista, gravador, escultor, ilustrador, pintor. Estudou desenho e pintura com Valdir Sarubbi (1939-2000) e gravura em metal com Selma Daffré (1951). No início da década de 1980, lecionou gravura em metal no Paço das Artes, no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP e nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade, em São Paulo. A partir desse período, produz desenhos e aquarelas de caráter predominantemente narrativo e que também apresentam referências autobiográficas, relacionadas a sua experiência anterior como artista circense. Também trabalhou como ilustrador em diversos livros, e já colaborou para o jornal Folha de S. Paulo.
Realiza ainda gravuras nas quais alude a um universo fantástico, em que se misturam personagens bíblicos ou mitológicos, crustáceos, torres e espaços circenses. Nelas, predominam as inscrições e grafismos, associados ao trabalho cuidadoso com o claro-escuro, como na água-forte "Mércúrio" (1986). Entre suas obras mais recentes, encontram-se esculturas de pequenas dimensões, trazendo para o tridimensional as figuras que até então povoavam sua produção gráfica.
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural
Galerias
Exposições
Conteúdo Editoral
Perfil SP–Arte
Crie seu perfil SP–Arte para receber nossas newsletters, criar suas coleções e ter uma experiência personalizada no nosso site