Expositores
2017
Todos os anos, a SP-Arte reúne em São Paulo as galerias mais prestigiadas do cenário artístico nacional e internacional. Apresentando um panorama da arte moderna e contemporânea, e servindo como termômetro da economia criativa, trouxe em 2017 ao epicentro cultural brasileiro mais de 150 galerias de arte e design e seus múltiplos artistas – que se traduzem nos mais diferentes formatos, como pintura, escultura, gravura, fotografia, mobiliário, instalação e vídeo.
galerias
Geral
85 galerias
Obras de artistas renomados e em ascensão se espalham pelos corredores do Pavilhão da Bienal durante os dias de SP-Arte. O público se encontra com experiências de múltiplos formatos e escalas, degustando o que há de mais atual e inovador nas artes.
Showcase
17 galerias
Neste setor, galerias destacam até três nomes da cena contemporânea. Assim apontam para os novos talentos e suas trajetórias, convidando os visitantes a uma jornada de descobertas.
Solo
16 galerias
Por meio de exposições individuais, o projeto concilia criadores de diferentes gerações e promove uma rica mistura de artistas e formatos. Pelo segundo ano, o setor é curado por Luiza Teixeira de Freitas – que já foi colaboradora da galeria Tate Modern em 2008 e assistente curatorial da 3rd Marrakech Biennale, em 2009.
Masters
16 galerias
Nesta edição inaugurou o setor Repertório, curado por Jacopo Crivelli Visconti, concebido com o intuito de apresentar artistas brasileiros e internacionais fundamentais para a compreensão das práticas artísticas contemporâneas. A seleção respeitou um recorte cronológico – artistas nascidos antes dos anos 1940 e suas obras produzidas até o final da década de 1980.
Japan House
16 galerias
País com uma das culturas mais visuais do mundo, o Japão esteve presente na SP-Arte/2017. Para apresentar a vertente criativa dessa nação contemporânea, tivemos um espaço que integrou o contexto da inauguração da Japan House em São Paulo, com obras e galerias que representam a arte nipônica.
design
Design
25 galerias
Este setor foi, em sua segunda edição, dedicado exclusivamente ao design. Peças de mobiliário e antiguidades – assinadas por designers renomados, além de jovens em destaque – estiveram na SP-Arte. O Projeto de Arquitetos fez parte do setor em 2017, reunindo peças de mobiliário exclusivamente pensadas por sete consagrados arquitetos brasileiros. A exposição da Coleção Bei de bancos indígenas também movimentou a seção.
editorial
Editoras
13 Editoras
Ampla seleção de publicações sobre arte moderna e contemporânea, além de livros de artista, em estandes das mais renomadas editoras do ramo. A seção também acolhe variados lançamentos editoriais e sessões de autógrafos, que contam com a presença de autores e criadores.
museus
Museus
8 Museus
Renomadas instituições culturais brasileiras estão na SP-Arte, com ações que fortalecem a visibilidade de suas coleções e a compreensão da arte em geral.