Talks: Coleções na América

Realizado em parceria com a revista ARTE!Brasileiros, o ciclo Talks discutiu, no auditório do MAM-SP, a forma como se constituem algumas das mais importantes coleções do continente americano, além de retratar arquitetura e design.

A primeira mesa contou com as presenças de Ana Maria Belluzzo – historiadora de arte e curadora –, Mari Carmen Ramirez – curadora do departamento de arte latino-americana no Museum of Fine Arts de Houston e diretora do ICAA (International Center for the Arts of the Americas) – e Franklin Sirmans – diretor do Pérez Art Museum Miami. No mesmo dia, o curador do setor Open Plan, Jacopo Crivelli Visconti, falou sobre seu projeto junto a Francesco Arena, Radamés Juni Figueroa, Daniel de Paula e Seb Patane, artistas participantes da exposição.

No segundo dia, os colecionadores Maxine e Stuart Frankel e a presidente da AXA Art Americas Corporation, Christiane Fischer, falaram sobre seus acervos, seguidos por Ella Fontanals-Cisneros, fundadora da CIFO (Cisneros Fontanals Art Foundation) – em conversa que teve mediação de Leonor Amarante, editora de arte e curadora. Mais tarde, Guillermo Kuitca e Joan Weinstein apresentaram ao público o projeto Pacific Standard Time LA/LA Project.

Encerrando o ciclo de encontros, o arquiteto francês Jean Nouvel lotou o Auditório Ibirapuera, tratando de desafios da arquitetura contemporânea e de projetos icônicos de sua carreira, com mediação do jornalista Raul Juste Lores e do crítico Fernando Serapião.

Gratuitas, todas as palestras foram bem recebidas pelo público, que marcou enorme presença.

 

Confira abaixo as fotos e vídeos de cada painel:


7 de abril


8 de abril