A SP-Arte está constantemente em busca de criar e reforçar os laços que unem diferentes agentes do circuito das artes. Por isso, incentiva ações voltadas a artistas, curadores, instituições e galerias. São iniciativas que alavancam oportunidades de educação continuada por meio de bolsas de residência no exterior, oferecidas a criadores brasileiros, e suporte financeiro para o desenvolvimento de projetos criativos.


Illy Sustain Art

illy-2

Incentivadora dos jovens talentos da arte contemporânea, a SP-Arte, em parceria com o Illy, entregou o Prêmio Illy Sustain Art ao artista Dalton Paula, da galeria Sé, presente no Solo e estreante da Feira. O artista participa também da 32ª Bienal de São Paulo, marcada para setembro.

O Illy Sustain Art foi fundado em 2007 com o intuito de mostrar a nova geração da arte contemporânea em países em desenvolvimento. Entre suas atividades está o Prêmio Illy, realizado em feiras e exposições de arte como ARCOmadrid, na Espanha; Art Brussels, na Bélgica; Art Rotterdam, nos Países Baixos; Artissima, na Itália e, desde 2012, na SP-Arte.


ICCo/SP-Arte

icco-2

Em sua quarta edição, a Bolsa ICCo/SP-Arte premiou o artista Bruno Baptistelli, representado pela Galeria Pilar, com a Residency Unlimited (RU), uma das principais residências artísticas do mundo, em Nova York, com duração de dois meses, e o artista Marcelo Moscheta, da Vermelho, com uma residência na FLORA ars+natura, em Bogotá (Honda), na Colômbia, uma das mais importantes residências latino-americanas – sob coordenação do curador José Roca. Bruno foi o nono artista agraciado pela Bolsa com este Prêmio.

Desde 2013, a SP-Arte e o ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea concedem bolsas de residência artística internacional para artistas em ascensão, representados por galerias participantes da Feira. É mais uma ação da SP-Arte que promove a circulação de agentes do campo das artes.


SP-Arte/Videobrasil

videobrasil-3

Em 2015, a Feira inaugurou seu mais novo prêmio, o SP-Arte/Videobrasil. O programa de incentivo a artistas tem como objetivo estimular e divulgar o trabalho de criadores que abordem em suas pesquisas a discussão sobre o Sul global. Haroon Gunn-Salie, artista premiado e participante do Festival Videobrasil em 2015, foi contemplado com uma exposição individual no período da SP-Arte/2016 no Galpão_VB.