Todos os anos, a SP-Arte reúne em São Paulo as galerias mais prestigiadas do cenário artístico nacional e internacional. Apresentando um panorama da arte moderna e contemporânea, e servindo como termômetro da economia criativa, a Feira traz em 2015 ao epicentro cultural brasileiro 140 galerias, sendo 83 nacionais e 57 estrangeiras, e mais de 2000 artistas – que se traduzem nos mais diferentes formatos, como pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e vídeo.



Geral

97 galerias

Obras de artistas consagrados e em ascensão se espalham pelas curvas do prédio desenhado por Oscar Niemeyer durante os dias de SP-Arte. O público se depara com experiências de múltiplos formatos e escalas, degustando um mosaico atual e enriquecedor das artes.

























































































































































Showcase

16 galerias

Neste setor da Feira, galerias destacam até três nomes que despontam na cena contemporânea. Dessa forma, atraem olhares para novos talentos e suas trajetórias,proporcionando interessantes combinações e descobertas.

























































































































































Solo

12 galerias

Através de exposições individuais, o projeto se desenvolve como plataforma de pesquisa e reflexão artística, conciliando vozes de criadores de diferentes gerações e promovendo uma rica mistura de artistas e formas. O espaço tem curadoria de Rodrigo Moura, diretor do Instituto Inhotim, e María Inés Rodriguéz, diretora do CAPC (Musée d’Art Contemporain de Bordeaux).

























































































































































Open Plan

15 galerias
19 artistas

Voltada para esculturas, grandes instalações e obras em diálogo com a emblemática arquitetura do Pavilhão de Oscar Niemeyer, a exposição do setor transcende os modelos convencionais das feiras. A curadoria está a cargo de Jacopo Crivelli Visconti, crítico e curador da 12a Bienal de Cuenca, em 2007, e responsável pela participação oficial brasileira na 52a Biennale di Venezia, no mesmo ano.

 

Confira o álbum de fotos do setor Open Plan


























































































































































BLOOKS LIVRARIA

A Blooks Livraria é presença constante em importantes eventos culturais. Reafirmando sua forte relação com as manifestações artísticas, apresenta durante a SP-Arte uma exclusiva seleção de títulos e lançamentos editoriais que abrangem o melhor da discussão sobre arte, design e arquitetura no Brasil e além dele. Recheadas de novidades, as estantes da livraria ajudam a desvendar os desafios do hoje e do amanhã – nas artes e no mundo. Pela segunda vez, é a livraria oficial da SP-Arte.

 

Confira algumas imagens do Núcleo Editorial


Editoras

9 Editoras

Durante toda a Feira, é possível dispor de uma ampla seleção de publicações sobre arte moderna e contemporânea, além de livros de artista, em estandes das mais renomadas editoras do ramo. A seção também acolhe variados lançamentos editoriais e sessões de autógrafos, que contam com a presença de autores e criadores.


BEI

São Paulo, Brasil


Cobogó

Rio de Janeiro, Brasil


Cosac Naify

São Paulo, Brasil


Ikrek

São Paulo, Brasil


Jaqueline Martins

São Paulo, Brasil


Madalena

São Paulo, Brasil


Schoeler Editions

São Paulo, Brasil


Sesc

São Paulo, Brasil


Tijuana

São Paulo, Brasil


Revistas

12 Revistas

Na rampa do piso térreo do Pavilhão, estão representados os mais significativos periódicos nacionais e internacionais voltados ao cenário cultural e artístico.


Amarello

São Paulo, Brasil


ARTE!Brasileiros

São Paulo, Brasil


Artforum

Nova York, EUA


ArtNexus

Bogotá, Colômbia / Miami, EUA


ArtReview

Londres, Reino Unido


Bamboo

São Paulo, Brasil


Bazaar Art

São Paulo, Brasil


Dasartes

Rio de Janeiro, Brasil


Flash Art

Milão, Itália


Frieze

Londres, Reino Unido


seLecT

São Paulo, Brasil


The Art Newspaper

Londres, Reino Unido