Revista 'seLecT' promove ciclo de encontros na SP-Arte/Foto; confira programação

18 ago 2014, 23h

A revista “seLecT”, em parceria com a SP-Arte/Foto, organiza neste ano o tradicional ciclo de conversas, no qual críticos, curadores e fotógrafos irão discutir as tendências estéticas da produção imagética contemporânea. Ao todo, serão quatro encontros, todos realizados durante o evento, que acontece no JK Iguatemi a partir desta quarta-feira.

As conversas serão norteadas com base nas obras de artistas que estarão expostas na SP-Arte/Foto. Durante os debates, essas fotografias serão projetadas no espaço, o que fará com que o debate seja amplo e abrangente também para os participantes. Confira a seguir a programação dos encontros e não deixe de confirmar presença nos eventos no Facebook. As palestras são gratuitas /

Ciclo “Imaginar é Preciso”

 

Sexta-feira, dia 22/8

– Invenção e ficção

As máquinas de produção de imagem (câmeras, drones, computadores, escâneres etc) saem de fábrica para produzir representações fiéis do real. Nas mãos dos artistas, tornam-se dispositivos de criação de espaços e corpos. Nesse encontro, o curador Eder Chiodetto e os fotógrafos Cris Bierrenbach e João Castilho conversam sobre essas ambivalências.

Horário: das 15h às 16h30

– O Retorno da Aura

Walter Benjamin (1892 –1940) mostrou que a fotografia revolucionaria a história da arte porque desvinculava a aura do “aqui e agora” que a obra de arte possuía até então, existindo como objeto único. A confecção de objetos fotográficos de tiragem única subverte a tese de que estamos na era da obra de arte de reprodutibilidade técnica? As curadoras Priscila Arantes e Thais Rivitti, e o artista Albano Afonso, discutem o tema.

Horário: das 17h às 18h30

 

Sábado, dia 23/8

– A Paisagem em Grande Formato

No campo das imagens fotográficas, a paisagem em grande formato é uma conquista relativamente recente. Corresponde a uma série de inovações técnicas, mas também a uma demanda pela captura de escalas que escapam dos limites de enquadramento do olhar humano. O filósofo Nelson Brissac, o crítico Ronaldo Entler e a fotógrafa Claudia Jaguaribe são os convidados para falar sobre esse assunto.

Horário: das 15h às 16h30

– Pós pós-modernismos

Existe uma nova estética moderna em pauta. Ela se insinua em visões críticas que se apropriam da arquitetura modernista por novos ângulos e também as revisita como ruína e como linguagem construtiva. Convidamos os curadores Luisa Duarte e Ricardo Sardenberg, além da crítica e Professora da UFMG, Maria Angélica Melendi, para conversar sobre essa questão.

Horário: das 17h às 18h30

Mais informações, no site da “seLecT”, em seu Twitter, Plus ou Facebook.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.