Projeto de arte transforma e-mails em cartas escritas à mão

13 nov 2013, 23h33

As cartas manuscritas podem até ter saído de moda com a chegada do e-mail, mas o artista Ivan Cash fez questão de manter a tradição com um projeto divertido e também bastante nostálgico.

Em 2011, Cash saiu às ruas de São Francisco, nos Estados Unidos, perguntando o que as pessoas achavam das cartas escritas à mão. Para sua surpresa, a maioria dos entrevistados afirmou que as correspondências em papel eram muito mais pessoais do que os usuais e-mails.

Foi dessa forma que nasceu o “Snail Mail My Email”, um projeto artístico colaborativo, onde voluntários recebiam e-mails de pessoas estranhas, transformavam as mensagens em cartas escritas à mão e as enviavam para os destinatários por Correio. Exatamente como acontecia no passado.

As cartas eram personalizadas com perfume, desenhos e colagens. Ao todo, 431 voluntários participaram do projeto. Eles escreveram e enviaram mais de 13.900 correspondências para diferentes lugares do mundo no período de 30 dias. O “Snail Mail My Email” repercutiu e se transformou em um livro, onde Cash registra toda a experiência. “Snail Mail My Email: Handwritten Letters in a Digital World” pode ser encontrado na Amazon por 18 dólares.

O projeto também se transformou em um evento anual, onde pessoas de diversas partes do mundo enviam cartas manuscritas a amigos e família. No ano passado, estudantes de uma escola na República Checa postaram mais de 3.000 cartas.

Ivan Cash: Snail Mail My Email – Handwritten Letters in a Digital World from ivancash on Vimeo.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.