Obras de Warhol são encontradas em antigo disquete

25 abr 2014, 1h09

Andy Warhol sempre foi um artista de vanguarda…até mesmo nas experimentações tecnológicas. Golan Levin, um artista americano conhecido pelos seus trabalhos interativos, anunciou a descoberta de obras perdidas de Warhol em um disquete antigo de um Amiga, computador pessoal popular no início da década de 1980.

A descoberta é resultado de uma pesquisa que contou com a colaboração do artista Cory Arcangel, do CMU Computer Club, do Andy Warhol Museum e do Carnegie Museum of Art. Os trabalhos foram produzidos em 1985 e Warhol usou um software chamado Graphicraft para fazer suas primeiras experimentações no mundo digital.

Os trabalhos serão mostrados ao público através de um documentário chamado “Trapped”, que será exibido no dia 10 de maio, na Carnegie Library Lecture Hall, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

As obras foram produzidas em um protótipo do Amiga e revelam as primeiras explorações digitais e o potencial visual de softwares gráficos. Mostram ainda como Warhol era realmente um artista à frente de seu tempo.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.