O modernismo em cena: mostra "Paralelas e diagonais" traz fotoclubistas à 10ª SP-Arte/Foto

23 ago 2016, 14h10

A fotografia modernista brasileira vive nova onda de reconhecimento nos últimos anos, tanto no cenário nacional – em mostras como a do Foto Cine Clube Bandeirante no Masp, por exemplo – quanto no internacional – como vemos pelas recentes aquisições de fotografia brasileira do MoMA, de Nova York, e da Tate Modern, de Londres.

Grande impulsionadora desse movimento, a SP-Arte/Foto, em sua décima edição, apresenta Paralelas e Diagonais, mostra de 30 fotografias que traz um recorte dos principais nomes atuantes do fotoclubismo paulista. O título do conjunto apresentado na Feira faz menção a uma obra de José Yalenti datada de 1950.

Estão em destaque autores como Paulo Pires, Mario Fiori, Gertrudes Altschul, Ademar Manarini, Marcel Giró e o próprio Yalenti, com fotografias cedidas pelos familiares e herdeiros dos artistas.

Para Isabel Amado, curadora da exposição ao lado de Iatã Cannabrava, “a fotografia moderna quebra com os paradigmas da época, ao não se restringir à imagem pictórica e à mera reprodução da realidade. Busca a diluição do referencial, num período em que o desenvolvimento industrial e o fim da Segunda Guerra Mundial abriam caminhos para uma nova estética”.

 

A SP-Arte/Foto e a fotografia moderna brasileira

Ao longo de sua década de existência, ao reunir curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias e admiradores desse segmento das artes, a SP-Arte/Foto tem desempenhado papel fundamental nessa revalorização do modernismo. E se há espaço para uma feira de fotografia hoje no Brasil, é devido a pensamentos transversais que acompanharam e romperam com o que era praticado em nosso país e também pelo mundo.

Segundo Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte/Foto, “a Feira não se dedica apenas à contemporaneidade, mas a diferentes momentos históricos. Por isso, é importante destacar as raízes da fotografia contemporânea, que remontam ao movimento modernista. A arte não existe no vazio”.

#spartefoto2016 #spartefoto10anos

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.