Nova mostra de Efrain Almeida na Fortes D'Aloia & Gabriel retoma elementos biográficos de sua obra

31 mar 2017, 9h35

A Fortes D’Aloia & Gabriel inaugura no dia 03 de abril (segunda-feira), durante o Gallery Night promovido pela SP-Arte, a nova exposição do cearense Efrain Almeida. Em Instâncias do Olhar, personagens recorrentes na prática do artista reaparecem em novas esculturas de madeira e bronze, aquarelas e bordados.

O trabalho central da exposição, por exemplo, tem relação direta com Uma coisa linda, que reuniu 150 passarinhos de bronze, reencenando o pouso de um bando de galos-de-campina no quintal de sua casa. Na inédita d, no entanto, há apenas um pássaro, caído de costas sobre um tablado de madeira. A imagem evoca a memória de seu pai, que faleceu ano passado e foi o autor da exclamação que deu título à obra de 2014. O galo-de-campina, aliás, é uma ave típica do Nordeste e que, assim como fez seu pai em vida, migra do norte ao sul do país.

Já a obra Ninho do Beija-Flor retrata o instante em que o pequeno pássaro abre os olhos, fazendo seu primeiro contato com o mundo. Outras abordagens para o olhar são desenvolvidas em obras como Mariposa – cujas asas simulam os olhos de um predador como mecanismo de defesa – e o autorretrato Cabeça (Mestiço), no qual o artista devolve a mirada ao espectador através da superfície reflexiva do bronze.

Instâncias do Olhar segue em cartaz até 20 de maio na Fortes D’Aloia & Gabriel. O endereço é Rua Fradique Coutinho, 1.500, Vila Madalena. Saiba mais sobre a mostra no site da galeria e confira outros eventos que integram a programação do Gallery Night da SP-Arte aqui.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.