Nome histórico do fotojornalismo, Flávio Damm ganha retrospectiva na Galeria Marcelo Guarnieri do Rio

10.05.2017 – 10h35

A filial carioca da Galeria Marcelo Guarnieri inaugura no dia 11 de maio (quinta-feira) a exposição Flávio Damm, um fotógrafo, que apresenta 36 imagens em preto e branco assinadas por um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro.

Damm é o responsável por fotografias históricas, como de Getúlio Vargas em seu exílio, em 1948, no Rio Grande do Sul. Foi também o único fotógrafo brasileiro presente na cerimônia de coroação da Rainha Elizabeth II, na Inglaterra, em 1953, e no lançamento do primeiro foguete na base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em 1957.

A exposição faz um recorte de sua trajetória, com imagens que exploram a linguagem fotográfica para além dos preceitos jornalísticos e buscam extrair poesia de cenas urbanas. As imagens foram produzidas nas décadas de 1950 e 60 e também entre 2000 e 2010, no Brasil e no exterior.

Fiel às práticas analógicas e avesso a manipulações, o porto-alegrense preza pelo registro direto, pois acredita que, assim, cumpre com sua função de “testemunha ocular”.

Flávio Damm, um fotógrafo fica em cartaz até 17 de junho. Anote o endereço: Rua Teixeira de Melo, 31, lojas C/D, Ipanema, Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a mostra no site da galeria.