Ícone do Construtivismo, Rubem Ludolf ganha retrospectiva na Galeria Berenice Arvani

20 mar 2017, 10h50

A Galeria Berenice Arvani apresenta no dia 21 de março (terça-feira) a retrospectiva Rubem Ludolf e o Plano da Cor. Com curadoria de Celso Fioravante, a mostra percorre a produção desse importante nome do construtivismo brasileiro desde o início dos anos 1950 até seus últimos anos de vida.

Realizada por ocasião dos 85 anos de nascimento de Ludolf (1932-2010), a seleção traz raridades, como trabalhos figurativos de quando ele ainda assinava como RMauro (abreviação de seu nome, Rubem Mauro Cardoso Ludolf), composições, paisagens e naturezas mortas.

Já na segunda metade da década de 1950, o artista integrou o Grupo Frente ao lado de nomes como Ivan Serpa, Lygia Clark e Hélio Oiticica. Destaca-se nessa fase a organização do espaço com padrões e cortes chapados – mostrados aqui em estudos, guaches e óleos.

Embora cubra a produção de Ludolf nos anos 1960, a ênfase da mostra se dá nas soluções construtivas realizadas entre as décadas de 1970 e 2000, que aprofundaram e recriaram sua precisão concreta em pinturas, caixas de acrílico e serigrafias.

Rubem Ludolf e o Plano da Cor fica em cartaz até 28 de abril. Anote o endereço da Galeria Berenice Arvani: Rua Oscar Freire, 540. Para mais informações, visite o site do espaço.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.