Guia SP-Arte: Biblioteca Mário de Andrade, espaço cultural no Copan e delícias com carne suína marcam nosso roteiro da semana

28 jul 2017, 13h17

Vamos aproveitar o último fim de semana de julho para descobrir o que a capital paulista tem de melhor? Confira nosso segundo roteiro com dicas culturais de São Paulo.

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Fundada em 1925, a Biblioteca Mário de Andrade possui um dos maiores acervos do país. O espaço abriga uma seção dedicada às artes, com mais de 40 mil volumes – livros, periódicos, catálogos, cartazes – sobre assuntos como arquitetura, pintura, gravura, escultura e fotografia. A Mário de Andrade também mantém uma intensa programação cultural, com exibições de filmes, mostras e peças de teatro. Até 24 de setembro, a exposição “Siron Franco em 38 obras: 1974 a 2017” traz trabalhos icônicos do artista goiano.

Quando:
Coleção de arte – Segunda a sexta, das 9h às 19h
“Siron Franco em 38 obras: 1974 a 2017” ­– Todos os dias, das 8h às 20h
Onde: R. da Consolação, 94
Metrô mais próximo: Anhangabaú (linha vermelha)

 

Seguindo pela R. da Consolação, é possível chegar até o Copan:

PIVÔ ARTE E PESQUISA + COPAN

O Pivô Arte e Pesquisa habita três andares do célebre prédio de Oscar Niemeyer, o Edifício Copan. Sob comando da diretora artística Fernanda Brenner, o espaço cultural autônomo recebe ateliês, exposições, grupos de pesquisa e artistas residentes. Em cartaz está o projeto do artista londrino Dan Coopey, “Interiores”, trabalho desenvolvido em ráfia (fibra derivada da palmeira para artefatos trançados). A partir de 12 de agosto, o Pivô inaugura ainda duas novas exposições individuais, “Primeiro estava o mar” e “Buscando o branco”, dos colombianos Herlyng Ferla e Danilo Dueñas, respectivamente.

Quando: Terça a sábado, das 13h às 19h
Onde: Av. Ipiranga, 200, Ed. Copan, loja 54
Metrô mais próximo: República (linha vermelha e amarela)

 

Caminhe Pela R. Araújo e confira, ali perto, A Casa do Porco Bar:

 A CASA DO PORCO BAR

A origem caipira da carne aliada a diversidade de ingredientes frescos deixa tudo mais gostoso neste açougue-bar de ambiente descolado. Além de pratos elaborados (experimente o porco em cinco versões), o chef Jefferson Rueda traz opções reinventadas de comidinhas, como o sanduíche de carne suína assada no pão ciabatta, com maionese de mostarda e guacamole. A casa está na lista Bib Gourmand 2017, índice do Guia Michelin para restaurantes com bom custo-benefício.

Quando: Segunda a Sábado, das 12h às 0h; domingo, das 12h às 17h
Onde: R. Araújo, 124
Metrô mais próximo: República (linha vermelha e amarela)

 

Confira ainda outro roteiro pelo centro de São Paulo!

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.