Galpão Fortes Vilaça recebe pinturas e instalação de Luiz Zerbini

17 fev 2015, 21h12

O artista Luiz Zerbini retorna a São Paulo para apresentar “Natureza Espiritual da Realidade”, sua nova exposição no Galpão Fortes Vilaça.

Através de uma grande instalação e de oito pinturas de grande e médio formato, ele explora justaposições entre figuração e geometria, natureza e arquitetura.

Em sua pintura, Zerbini parte de imagens fotográficas e as sobrepõe a outros elementos abstratos, confundindo figura e fundo. O modo não-hierárquico como esses elementos são arranjados segue uma lógica interna do processo, em que uma imagem pede por outra sucessivamente, até que a composição se complete.

Os trabalhos geométricos da mostra também estão associados à figuração. Algumas obras partem de uma imagem e se tornam totalmente abstratas. Outras ganham referências a lugares e objetos em seus títulos. Efeitos óticos norteiam essas pinturas, assim como as experimentações com cor.

“Natureza Espiritual da Realidade” − trabalho que dá nome a exposição − é uma instalação composta por dez mesas de madeira, configuradas como vitrines museológicas. O trabalho ganhou sua primeira forma em 2012, quando Zerbini o incluiu na mostra “Amor” no MAM-RJ e, em 2014, recebeu nova composição em “Pinturas na Casa Daros”, também no Rio de Janeiro. A cada exposição a ordenação das mesas e de seus elementos é alterada, dando ao trabalho um dinamismo constante.

A mostra fica em cartaz até 28 de março no Galpão Fortes Vilaça. O endereço: Rua James Holland, 71, Barra Funda. Mais informações no site do espaço.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.