Galeria Nara Roesler promove mostra de Tomie Ohtake no Rio

13 out 2014, 22h55

O Rio de Janeiro vai receber a partir da próxima quarta-feira, dia 15, a produção mais recente de Tomie Ohtake. Um dos nomes mais influentes da arte contemporânea no Brasil, a artista nipo-brasileira centenária vai explorar a monocromia em pinturas inéditas. A exposição será realizada pela galeria Nara Roesler, em Ipanema.

A partir de pinceladas aparentemente caóticas, porém muito bem planejadas, Tomie Ohtake imprime subjetividade e sutileza aos seus trabalhos. Essa é a razão pela qual a artista é conhecida em todo o país como expressão máxima da abstração informal.

Tomie surpreende o olhar. Segundo Paulo Myiada, responsável pelo texto da mostra, a mensagem passada pelos trabalhos da artista é imprevisível: “Encontramos, por exemplo, uma tela quadrada, toda preenchida por texturas feitas com massa pigmentada, dentro da qual enxergamos uma forma arredondada, mais ou menos quadrada, inclinada na composição.”

Myiada ainda completa: “Viramos um pouco para o lado e olhamos de novo para a tela, agora para enxergar um volume comprido mais ou menos oval, inclinado do canto direito para o canto esquerdo da tela. Então, um passo atrás, mais um desvio de olhar, e não reconhecemos mais nenhuma forma proeminente.”

Centenária, Tomie não para de produzir e de se reinventar, mantendo aceso o debate pictórico na arte. A mostra promovida pela galeria Nara Roesler no Rio de Janeiro segue em cartaz até o dia 22 de novembro. Mais informações no site do espaço.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.