Galeria Marilia Razuk recebe série de fotografias e instalação de Flávia Bertinato

16 fev 2017, 11h15

A Galeria Marilia Razuk destaca a partir de 18 de fevereiro (sábado) Sublimação, segunda individual de Flávia Bertinato no espaço. Além da série de fotografias que dá título à mostra, também ganha destaque uma nova configuração de Rapunzel, instalação apresentada no CCBB do Rio de Janeiro em 2016.

Em Sublimação, mulheres e homens compartilham lembranças afetivas nas sessões fotográficas. Anônimos, com pouco de suas aparências exibido, os participantes atuaram com gestos que potencializam descrições de intentos eróticos. Nas imagens, objetos e pertences individuais parecem constituir uma parte da linguagem corporal dos retratados.

Rapunzel remete ao famoso conto adaptado pelos Irmãos Grimm. Contudo, diferentemente da literatura, a instalação atribui maior atenção ao momento de violência da narrativa – e não aos desdobramentos da relação amorosa entre protagonista e príncipe –, mirando no momento de maior sofrimento de Rapunzel: o corte de suas tranças. Bertinato embaralha informações sobre uma suposta arma do crime (a tesoura), a protagonista, a violência e o encantamento, refletindo sobre paradigmas morais e a violência contra a mulher.

Sublimação fica na Marilia Razuk até 18 de março. O endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 131, Itaim Bibi. Saiba mais sobre a exposição no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.