Galeria Marcelo Guarnieri inaugura espaço no Rio de Janeiro com fotografias de Pierre Verger

29 abr 2016, 13h36

A Galeria Marcelo Guarnieri inaugura seu novo espaço no Rio de Janeiro neste sábado (30) e apresenta uma individual do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger (1902-1996).

A mostra destaca um recorte dividido em três blocos. Um deles é dedicado a registros com foco em apetrechos musicais – tambores, instrumentos de sopro e cordas usados em rituais e celebrações em países da América Latina e África.

O segundo conjunto traz uma série selecionada por editores da revista Revue Noire e pelo próprio fotógrafo, que deu origem ao livro e à exposição Pierre Verger – Le messager, editados para museus de Lausanne, na Suíça, e Paris, França.

Por fim, o último bloco apresenta um grupo de fotografias ampliadas em diferentes períodos de sua trajetória a partir da década de 1930.

Não há apenas um ponto de convergência entre as imagens de Verger, mas múltiplos interesses: a força do trabalho e a preguiça como resistência; a diáspora e seus fluxos e retornos; o transe, o ritual e as religiões de matriz africana; as festas e o desconhecido.

A exposição fica em cartaz até 11 de junho. O endereço: Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D, Ipanema, Rio de Janeiro. Saiba mais no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.