Galeria Fortes Vilaça recebe nova exposição de Carlos Bevilacqua

18 mai 2015, 10h02

A Galeria Fortes Vilaça abre nesta quinta-feira (21) a individual “Let It Go”, de Carlos Bevilacqua. O artista apresenta três novos trabalhos que refletem sobre o exercício do fazer artístico, do conhecimento e da memória.

As esculturas em madeira e aço possuem uma escala maior, inédita em sua trajetória, e revelam diversas relações simbólicas.

Bevilacqua articula aspectos da escultura como tensão, equilíbrio e espacialidade. Sua pesquisa, porém, não é apenas formalista, mas uma plataforma para discutir temas fora do racional, indo em direção ao existencialismo e à metafísica.

O trabalho central, “O Inexorável Caminho do Saber”, é composto por três peças de madeira sobre rodas, cada qual com um arco de aço carbono sobre si. Eles são alinhados sobre um rastro de papéis em branco, dispostos aleatoriamente no chão. O artista esboça aí relações entre a escrita e a memória, partindo de considerações de Freud no artigo “Uma nota sobre o bloco mágico”, de 1924.

Na parede ao fundo da galeria, a obra “Geometria Muda” lida com formas geométricas rudimentares – ponto, linha, circunferência e triângulo. Bevilacqua ordena esses elementos no espaço vazio fazendo com que, apesar de estática, a obra possa sugerir movimento, em tensão enigmática sobre a matéria inerte da escultura.

“Let It Go” fica em cartaz até 20 de junho na Fortes Vilaça. O endereço: Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena. Visite o site da galeria para saber mais sobre a mostra.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.