Galeria Almeida e Dale apresenta pinturas, desenhos e esculturas de Ernesto De Fiori

8 ago 2016, 11h20

A Galeria Almeida e Dale inaugura no dia 09 de agosto (terça-feira) a mostra Tensão e Harmonia, de Ernesto de Fiori. Com curadoria de Denise Mattar, a individual apresenta óleos, guaches, desenhos e esculturas de um artista admirado por seus pares e colecionadores, mas pouco conhecido do grande público.

Em sua obra, a harmonia é criada a partir de tensões dos pincéis e das mãos, na composição da pintura e da escultura, em trabalhos marcados pela figura humana – sobretudo o feminino –, a vida mundana e as paisagens urbanas e naturais.

As esculturas cobrem o período de 1929 a 1945, em obras realizadas ainda na Alemanha, como Adam, Jungling e Barbara, de 1929; obras realizadas no Brasil, como Homem Brasileiro, Maternidade e Mulher Reclinada, de 1938; e ainda bustos como o de Greta Garbo, de 1937.

Entre os óleos e guaches, majoritariamente produzidos no Brasil, há três conjuntos de trabalhos: as Paisagens, nas quais retrata suas impressões da ainda acanhada cidade de São Paulo e das regatas na represa de Santo Amaro, onde velejava; São Jorge e o dragão, alegorias da luta entre o bem e o mal que fazem referência à Guerra na Europa; e Galas, nas quais retrata acontecimentos sociais.

Tensão e Harmonia fica em cartaz até 30 de setembro no seguinte endereço: Rua Caconde, 152, Jardim Paulista. Mais informações no site da Almeida e Dale.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.