Domingo no museu: aproveite o dia para visitar instituições culturais de São Paulo

11 ago 2017, 16h39

Que tal aproveitar o domingo para conhecer os museus de São Paulo? Arte, música, programações educativas e espaços verdes esperam sua família no fim de semana.

 

PINACOTECA

Obras clássicas de importantes artistas brasileiros, prédios históricos e um parque centenário compõem o conjunto da Pinacoteca de São Paulo – um passeio completo para uma manhã de domingo com a criançada. No bloco principal, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, fica o acervo permanente com obras de artistas como Benedito Calixto, Pedro Alexandrino e Almeida Júnior. Ao lado do prédio, há um café-restaurante com vista para o Parque da Luz, uma extensa área verde em pleno centro de São Paulo. Não longe dali, a Pina Estação, antiga Estação Júlio Prestes, também faz parte do conjunto abrigando importantes exposições. Até 6 de novembro, o espaço recebe a mostra “Álbum”, do fotógrafo Mauro Restiffe.
Onde: Praça da Luz, 2
Metrô mais próximo: Luz (Linha azul e amarela)

Bônus: no site da Pinacoteca, há brincadeiras virtuais e jogos educativos para crianças. Que tal aproveitar as ferramentas para estender a diversão até em casa?

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

O casarão do Museu da Casa Brasileira conquista o público pelo terraço nos fundos. É lá que todo domingo, às 11h, se apresentam músicos e artistas em uma intensa programação cultural organizada pela instituição, que conta também com oficinas e outras atividades para toda a família. Até 20 de agosto, o espaço abriga a mostra “Design na aviação brasileira”, concebida pelo artista Guto Lacaz. No local, reside também o restaurante Santinho, comandado pela chef Morena Leite, uma boa pedida para quem quiser alongar o passeio até a hora do almoço.
Onde: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
Metrô mais próximo: a 2 km da estação Faria Lima (Linha amarela)

MAM – MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO

Sua família adora passear no Parque Ibirapuera aos domingos? Aproveite a ocasião para visitar alguns dos museus localizados ali. O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) abriga todo domingo uma programação especial para a família, com dança, música, cultura popular e oficinas plásticas. Há atividades pela manhã, das 11h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h. Até 27 de agosto, o local expõe “O impressionismo e o Brasil” que explora a relação do movimento artístico com o país. Com vista para o Jardim das Esculturas, espaço mantido pelo museu, o restaurante Prêt no MAM é o fim (ou o começo) perfeito para a excursão.
Onde: Parque Ibirapuera
Metrô mais próximo: a 3 km da estação Ana Rosa (Linha verde e azul)

Bônus: o Ibirapuera é cheio de atrações culturais! Dentro do parque, há também o Pavilhão da Bienal, a Oca e o Museu Afro Brasil.

 

Confira ainda outros roteiros culturais por São Paulo:

#respirearte

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.