Central Galeria de Arte recebe nova individual de Nino Cais

21 jan 2015, 16h54

A Central Galeria de Arte abre no dia 24 de fevereiro, uma terça-feira, sua segunda exposição do artista Nino Cais. Em “A conquista da lua”, o artista apresenta instalações, fotografias, vídeos, colagens, esculturas e vestimentas que ocupam todos os espaços da galeria.

“A conquista da lua” desvenda e provoca relações surpreendentes, já que o pisar na lua pode também ter sido uma jogada do homem, segundo muitas teorias conspiratórias sobre a Guerra Fria. Para o artista, esta exposição tem ainda o sentido de reconstrução de repensar o próprio trabalho aos 15 anos de carreira.

Cais estabelece algumas parcerias nos trabalhos apresentados. Em uma delas, convidou a estilista Fernanda Yamamoto para construírem as vestimentas de “Alegorias” (2014/2015), obra que dialoga com o antigo livro “Las Razas Humanas – África, América e Europa” (2014/2015), cujos rostos identificam culturas pelos acessórios.

Já no vídeo (2015), em que se apropria de uma pintura do dinamarquês Vilheim Hammershoi (1864-1916), conhecido por suas telas de atmosfera intimista, Nino conta com a atuação da atriz Bárbara Paz e com codireção de Fábio Mendonça. O escritor angolano radicado em Portugal Valter Hugo Mãe, por sua vez, é o responsável pelo texto sobre a exposição.

“A conquista da lua” fica em cartaz na Central até 28 de março de 2015 no seguinte endereço: Rua Mourato Coelho, 751, Vila Madalena. Para mais informações, acesse o site do espaço.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.